Pages

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

UFRN LANÇA O BiMED: IMPORTANTE FERRAMENTA PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE PODERÁ CONTRIBUIR COM O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER

seminarioTelessaúdeFerramenta será lançada durante o I seminário de Telessaúde do RN e na EBSERH, em Brasília

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, em conjunto com o Núcleo de Telessaúde do RN, vão lançar na próxima sexta-feira (28/11) o primeiro Banco de Imagens Médicas do Brasil, O BiMed. O lançamento vai ocorrer durante o I seminário de Telessaúde do RN.

O BiMed é um banco com mais de 30 mil imagens de exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Ultrassonografia, Ecocardiograma, dentre outros tipos de exames. A ferramenta permite que cientistas de todo o mundo possam estudar as imagens e desenvolver métodos de diagnósticos mais inteligentes e precoces. Segundo o Coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, o repositório “será muito importante para estudos aplicados ao diagnóstico de Câncer e Aneurismas”.   

O serviço vai ser disponibilizado gratuitamente para qualquer instituição de ensino ou pesquisa, visando contribuir para os avanços da ciência nesta área. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro no site da Telessaúde e enviar pelo sistema uma solicitação da instituição que deseja utilizar a imagens. Nesta solicitação deverá conter explicação de como as imagens serão utilizadas. 

Todos os exames são anônimos, com objetivo de não identificar os pacientes - garantindo total segurança. O acesso ao repositório será por meio do site do Telessaúde-RN e ficará disponível para a comunidade a partir do dia 29 de novembro.

Site da Telessaúde-RN: www.telessaude.ufrn.br

-
I seminário de Telessaúde do RN

Com o objetivo de Discutir a Telessaúde no Brasil, suas articulações com os Programas do Governo Federal e a Atenção Básica a Saúde, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, em parceria com a Sedis/UFRN, realiza a primeira edição do seminário de Telessaúde do Rio Grande do Norte. O evento é gratuito, aberto a comunidade e vai acontecer no dia 28 de novembro de 2014, no Anfiteatro A da Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN, das 19h às 22h.

Para se inscrever basta acessar a página: http://telessaude.ufrn.br/seminario/


O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Governo Federal e tem por objetivo principal o fortalecimento da Atenção Básica. É uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário