A Secretária Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, e o Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Ângelo Mario de Azevedo Dantas, participaram, na manhã nesta quarta-feira (28), da abertura da semana de nivelamento da Companhia Independente de Prevenção ao uso de Drogas (CIPRED), na sede da Unidade, em Lagoa Nova.
Durante a capacitação, que reúne cerca de 220 policiais militares dos Programas Ronda Escolar e Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, serão desenvolvidas disciplinas que possibilitem mais qualificação para atuar em ações de prevenção nas escolas, com atenção voltada à juventude e às famílias. O treinamento será realizado no período de 28 de janeiro à 6 de fevereiro, manhã e tarde, e contará em média com 120 horas/aula. O Secretário Estadual de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, também esteve presente na solenidade.
Durante o evento, Kalina Leite, visitou as instalações da Companhia, conheceu as atividades esportivas e culturais oferecidas pela CIPRED e anunciou que o caminho para diminuição das estatísticas de crimes no estado demanda do fortalecimento e ampliação de programas sociais que trabalhem a transversalidade das ações, integrando a Segurança Pública aos demais órgãos que atuam nas áreas esportivas, culturais, educativas, infraestrutura, entre outras.
“Uma boa Segurança Pública não se faz apenas com o policiamento ostensivo, mas sim com atividades que aproximem os órgãos públicos da sociedade, por meio de um trabalho mais humanizado. A sociedade precisa da gente e nós temos que fazer valer essa confiança apresentando as respostas. A Secretaria está aberta a sugestões e buscará multiplicar as experiências exitosas desta área em nosso Estado e a CIPRED é um ótimo exemplo”, disse a Secretária.
Essa foi a primeira vez que o Coronel Ângelo Dantas, Comandante da PMRN, esteve na CIPRED após assumir o Comando Geral da Policia Militar. Segundo ele, o PROERD e o Ronda Escolar são programas que merecem novos estímulos para continuar se desenvolvendo e obtendo os resultados esperados junto à sociedade.
“Vamos nos empenhar para que as ações pedagógicas desenvolvidas pelo PROERD, por meio da CIPRED, nas áreas de prevenção ao uso indevido de entorpecentes e da prática da violência possam ampliar de 52 para os 167 municípios do estado, pois entendemos que as políticas de segurança pública obtêm excelentes resultados quando desenvolvem o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade ainda na base escolar, com crianças e adolescentes”, disse o Coronel Ângelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário