Pages

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Exemplo de Minas Gerais irá nortear adequação das queijeiras potiguares

IMG_4742O exemplo de sucesso de Minas Gerais irá nortear a estruturação das queijeiras selecionas no Edital de Leite e Derivados do projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A discussão acontece hoje (6) e amanhã (7) na Secretaria Estadual de Agricultura e envolve, além de Sape, Governo Cidadão, Emater, Idiarn e Sebrae, representantes do Ministério da Agricultura, entre eles o auditor fiscal Clério Alves, que acompanhou de perto o processo em Minas.


"Viemos trazer para o RN a experiência exitosa de Minas na produção de queijos artesanais. Temos um processo muito semelhante entre os dois estados com o objetivo principal de atender a demanda dos produtores", destacou Clério. A integração com o MAPA vai além do debate. No ano que vem, os fiscais vão acompanhar in loco o processo de produção das queijeiras potiguares e apontar eventuais mudanças.

Segundo Alves, o intuito é apoiar a estruturação da cadeia no estado, respeitando o processo artesanal e promovendo saúde pública e desenvolvimento sustentável, tanto para produtores quanto para a população.

O gerente da Unidade Executora Setorial da Sape, Fabiano Lima, apresentou os objetivos do Edital, que vai investir R$ 23 milhões na adequação, estruturação e certificação de queijeiras ao redor do estado, beneficiando em torno de 20 associações ou cooperativas. A iniciativa tem como foco a estruturação desta cadeia produtiva através do fortalecimento da produção primária, da melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário