Pages

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Aumenta procura pela Defensoria Pública para solucionar demanda de creches

Eleika nos CMEIs de Mae LuizaNa busca por soluções para a falta de vagas em creches, a procura pela Defensoria Pública por parte da população natalense aumentou nos últimos dois anos em mais de 200%. De acordo com dados do órgão, as ações adotadas costumam ter resposta célere e positiva do Judiciário.

Para a vereadora Professora Eleika, os responsáveis pelas crianças precisam ter a informação de que toda criança – entre 0 e 3 anos – têm direito à creche, desde que a família tenha a necessidade ou o interesse de matriculá-la. “Disseminam a informação de que a obrigatoriedade à Educação só se dá a partir dos 4 anos, mas isso não é verdade. A família que quiser matricular o seu filho em idade de creche tem este direito garantido pela Constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. E, se não conseguir a vaga em nenhum CMEI próximo à sua casa, deve procurar a Defensoria Pública”, pontua a parlamentar.

A falta de informação também é o maior entrave relatado pela defensora pública, Cláudia Carvalho. “Além de muitas famílias não saberem que possuem este direito garantido, muitas ainda não sabem a quem procurar e buscam primeiro o Ministério Público, que acaba encaminhando para nós da Defensoria. Aqui, adotamos ações individuais, por serem mais céleres, que tramitam nas Varas da Infância e da Juventude. Até o momento, tivemos 100% das demandas atendidas em uma média de 30 dias a contar do início da ação”, explica a defensora.

Desta forma, os responsáveis do aluno não contemplado no sorteio podem procurar a Defensoria Pública do Estado levando os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança; cópia do RG/CPF dos genitores; cópia do comprovante de residência; cópia do comprovante de renda e/ou da carteira de trabalho (se possuir); declaração da creche ou da Secretaria de Educação informando sobre a falta de vaga. A Defensoria Pública fica localizada à avenida Senador Salgado Filho, 2860B, Lagoa Nova, esquina com a Norton Chaves e funciona de segunda à sexta, das 8h às 14h. O telefone para contato é o (84) 3232.9758. O período de recesso natalino do órgão se encerra no dia 07 de janeiro, voltando a atender ao público a partir do dia 08 de janeiro.

NÚMEROS

Atualmente, 4.770 crianças entre 0 e 3 anos de idade são atendidas pela rede pública de ensino de Natal, o que equivale a 10,7% do total de 44.474 crianças nesta faixa etária, segundo projeção da população de 0 a 3 anos para o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário