Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Emater-RN faz parcerias e planta mudas nativas em projeto de neutralização de gases do efeito estufa

O Governo do Estado, através da Emater-RN, é parceiro em um projeto que tem o objetivo de neutralização dos gases do efeito estufa, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. A ação de plantio será iniciada amanhã, 14 de fevereiro, às 9h, no Centro Estadual de Educação Especial (Centro Administrativo do Estado), com a participação da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). A solenidade marca o encerramento da semana pedagógica do Centro e o início do ano letivo do Estado, que será na próxima segunda-feira (17).

Serão plantadas 600 mudas de 25 espécies nativas da Caatinga e Mata Atlântica, em duas frentes de ação: nas Escolas Estaduais, em parceria com a SEEC; e nas áreas de agricultores familiares integrantes de projetos de combate à desertificação no Seridó.

A ação é uma parceria do Governo do Estado com a Feira Funerária Brasil, no âmbito de seu projeto de neutralização de gases do efeito estufa. O objetivo é garantir que as mudas sejam parte de políticas públicas em planos de arborização, combate à desertificação e educação ambiental, principalmente na rede estadual de ensino. A ideia surgiu em 2018, a partir de um evento no ramo funerário ocorrido em Natal, que discutiu os efeitos ambientais dessa atividade.

Os demais parceiros pretendem plantar, no total, 1208 mudas pela capital e municípios do Rio Grande do Norte. A vegetação funciona como sequestradora de gás carbônico (CO2) já emitido da atmosfera na superfície terrestre, para reduzir, no futuro, o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário