Pages

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid: MPF e MP/RN encaminham junto a gestores medidas para aumento de leitos

Transferência de enfermaria, de equipamentos e ajuda na compra de respiradores foram algumas das medidas debatidas para otimizar a estrutura de combate à pandemia

Uma videoconferência promovida na segunda-feira (27) reuniu representantes do Ministério Público Federal (MPF); do Ministério Público do Estado (MP/RN); os secretários de Saúde do RN (Sesap) e de Natal (SMS), Cipriano Maia e George Antunes; e o superintendente do Hospital Onofre Lopes (Huol) da UFRN, Stenio Gomes, para debater medidas imediatas que possam ampliar o número de leitos na capital potiguar e por todo o estado, diante da pandemia da covid-19. 

Dentre os encaminhamentos, a Sesap se comprometeu a avaliar a possibilidade de locação de equipamentos à SMS - possibilitando a abertura de novos leitos de UTI - e também a existência de possíveis leitos de UTI geral para os quais a secretaria municipal possa enviar pacientes de outras enfermidades, abrindo mais espaço para doentes de covid-19 no Hospital Municipal. 

O Onofre Lopes irá analisar se é possível receber um bloco completo de enfermaria do Hospital Giselda Trigueiro, de modo a permitir mais espaço para pacientes da covid na unidade estadual. O hospital da UFRN ainda fará um novo levantamento sobre a possibilidade de ceder mais alguns respiradores (20 já foram repassados) para a SMS.

A Secretaria de Saúde da capital, por sua vez, vai promover um chamamento público para a terceirização de mão de obra destinada ao Hospital de Campanha, Hospital Municipal e outras unidades da rede, e ainda deve promover esforços para adquirir os equipamentos que permitam adaptar os novos leitos criados à terapia intensiva, ou seja, torná-los efetivamente leitos de UTI. 

Os respiradores, sobretudo, se encontram em preços altíssimos no mercado e a Sesap se dispôs a contribuir com a SMS na busca pela melhor forma de aquisição. Atualmente, o Ministério da Saúde vem disponibilizando os equipamentos, primeiro, para os locais com situações mais críticas. Os que chegaram ao Rio Grande do Norte foram direcionados à Rede de Saúde de Mossoró, onde o quadro se tornou mais grave nos últimos dias. 

UFRN - O Onofre Lopes vem desempenhando papel fundamental na melhoria da infraestrutura das redes estadual e municipal, recebendo pacientes de outras enfermidades para abrir espaço nas unidades de saúde aos doentes do novo coronavírus. Do mês de março até 25 de abril já foram transferidos para o hospital da universidade 237 pacientes, inclusive das UPAs. Stenio Gomes informou, porém, que o Huol não tem condições de absorver demandas específicas da covid-19, por não possuir “expertise em infectologia”, mas irá analisar a possibilidade de repassar mais respiradores para a rede municipal e receber parte da enfermaria do Giselda Trigueiro.

GT Covid-19 - Essa é mais uma linha de atuação do Grupo de Trabalho Estadual de acompanhamento das medidas governamentais e privadas relacionadas ao novo coronavírus (GT Covid-19), instituído na PR/RN. O GT Covid-19 é formado pelos procuradores da República Caroline Maciel, Victor Mariz, Cibele Benevides, Fernando Rocha, Márcio Albuquerque e Maria Clara Lucena. Desde o início da pandemia, o grupo trabalha com a realização de reuniões com os demais órgãos envolvidos, expedição de recomendações, celebração de Termos de Ajustamento de Conduta, instauração de inquéritos e ajuizamento de ações.

--
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário