Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CONSELHO DE MEDICINA FLAGRA CASO DE PRÁTICA ILEGAL NO INTERIOR DE PARAZINHO RN

Equipe de fiscalização do conselho descobriu um suposto estudante cumprindo plantão, ontem (24), em posto de saúde na cidade de Parazinho

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) flagrou um caso de prática ilegal da Medicina na manhã de ontem (24), no município de Parazinho. Em um dos postos de saúde da cidade havia um estudante de Medicina cumprindo o plantão e atendendo à população. Ele fugiu do local com a chegada da equipe do Cremern.

O chefe do Departamento de Fiscalização (Defis) do conselho, Jeancarlo Cavalcante, acredita que a própria prefeitura da cidade tenha contratado o estudante para atuar como profissional formado. A ação do Cremern foi motivada por denúncias da própria população.


A situação pode ser ainda mais grave. "Acreditamos que tem muitas outras prefeituras realizem a mesma prática, contratando estudantes ou os colocando para dar plantão nos finais de semana. É por isso que o Cremern deve intensificar a fiscalização este ano", afirma Jeancarlo Cavalcante.

É preciso, de fato, que o Conselho de Medicina intensifique o monitoramento nas prefeituras. Em todo o ano passado, apenas um caso de prática ilegal da medicina foi registrado pelo Cremern. O estudante Everton Rosendo, da UERN, foi flagrado exercendo a profissão sem o diploma em Lagoa Nova, a 198 km de Natal.

O crime previsto em lei pode dar pena de seis meses a dois anos de prisão. “Este é um crime de menor potencial, então também é possível que a penalidade seja convertida em prestação de serviços comunitários”, explica o chefe do Defis. Ainda pode ser aplicada multa, caso o crime seja praticado com fim de lucro.

Os estudantes de medicina que forem flagrados trabalhando sem o diploma ainda perdem o direito ao registro profissional e são expulsos do curso.

Falso médico em Parazinho

Após denúncia anônima, três fiscais do Conselho Regional de Medicina flagraram no município de Parazinho um suposto estudante de medicina atuando como plantonista sem registro profissional. O jovem não utilizava carimbo nem assinava os prontuários para não ser identificado.

“Quando ele viu a equipe chegando, fugiu. Ainda deixou o jaleco para trás, mas não havia qualquer identificação nele”, afirmou o chefe da fiscalização do Cremern, Jeancarlo Cavalcanti. Segundo ele, o conselho vai investigar junto aos cursos de medicina do estado para identificar o falso médico.



O motorista do Cremern, Francisco Barbosa, conseguiu tirar algumas fotos do estudante em fuga. Ele saiu em disparada pela rua, usando a camisa para ocultar o rosto. Quando pulou uma cerca, entrando em propriedade particular, a perseguição teve de parar. A equipe do departamento de fiscalização do conselho não tinha autorização para entrar no terreno.

fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário