O candidato à reeleição ao Senado, Garibaldi Filho (PMDB), reafirmou hoje (19) seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte. E que está mais do que nunca preparado para defender os interesses do Estado em Brasília. Ele falou a uma plateia de empresários do setor do Comércio e Serviços que prestigiou a abertura do projeto “Compromisso com o desenvolvimento”, série de encontros promovida pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) com alguns candidatos ao Senado.
“O meu compromisso com o Rio Grande do Norte não começou agora. Eu posso dizer diante do setor produtivo do Rio Grande do Norte que se tivesse faltado aos compromissos com o Estado não teria ganho tantas eleições. Se tivesse faltado aos compromissos não estaria aqui nesta tribuna agora", afirmou.
Garibaldi Filho defendeu que o Rio Grande do Norte precisa superar de vez o estigma dos estados do Nordeste, que sempre ficam para trás quando o assunto é desenvolvimento. Com relação a essa questão específica, o senador foi enfático: “Nós não queremos refinaria de segunda classe. O Rio Grande do Norte não pode mais ficar para trás. Precisamos de uma refinaria completa, que possa beneficiar o petróleo produzido aqui. Estamos cansados de ser os primos pobres do Brasil”, disse.
Ele também defendeu a realização de obras estruturantes, como o aeroporto e um porto para Natal, enfatizando que essas obras são os pilares de uma das bases de nossa economia, o turismo, atividade que também carece de maior atenção. “Precisamos do aeroporto e do porto porque precisamos melhorar o turismo. Há, com certeza, um contexto favorável ao turismo, mas ele precisa se consolidar. Precisamos acreditar nisso e partir para conquistar o nosso lugar. Não podemos fazer apenas um turismo de feijão com arroz”, observou.
E acrescentou: “O Estado precisa ter um projeto para que eu possa defendê-lo no Senado. O projeto é importante, mas é preciso recursos. Porém, a capacidade de gerar investimentos no Rio Grande do Norte está muito precária, sempre vindo na base de empréstimos”.
O senador também falou um pouco sobre a importância das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) que serão implantadas em Macaíba e Assu, afirmando que esses são dois instrumentos importantes para o desenvolvimento do Estado.
Candidato
Ainda na exposição aos empresários, Garibaldi Filho lembrou a eles que está preparado para retornar ao Senado; e que sua passagem pela presidência da Casa lhe deu a experiência necessária para defender melhor os interesses do Estado em Brasília. “Se quiserem contar comigo para defender um Rio Grande do Norte moderno, com uma nova perspectiva de vida para o nosso povo, votem nesse candidato”, disse.
Ele recordou ainda que durante seu mandato como presidente do Congresso conseguiu superar o que considera ter sido o maior desafio de sua vida. “Tenho certeza absoluta que voltando a ser senador não vou desonrar a instituição nem o povo potiguar. Estou mais do que nunca preparado para defender os interesses do Rio Grande do Norte", assegurou.
Sabatina
Após o discurso, o senador foi sabatinado pelos empresários que participavam do “Compromisso com o desenvolvimento”. Entre as questões levantadas, Garibaldi defendeu uma discussão mais ampla acerca do projeto que trata da redução na jornada de trabalho brasileira e disse ser favorável à licença maternidade de seis meses.
Questionado sobre projetos de irrigação, Garibaldi argumentou sobre a necessidade de mais investimentos e citou a situação da barragem de Santa Cruz, em Apodi. “Fiz a barragem de Santa Cruz quando fui governador. Até hoje não tem um hectare irrigado, embora eu tenha colocado emendas num valor de R$ 90 milhões para isso. Nós não estamos bem e deveríamos estar. Basta comparar com o Ceará”, explicou.
Por fim, Garibaldi Filho se colocou à disposição para trabalhar em benefício dos investimentos e projetos na área da energia eólica. “Poderíamos voltar a nos associar aos interesses do Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará. Temos condições de costurar um projeto e isso é muito viável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário