A campanha à reeleição do senador Garibaldi Filho voltou a ser destaque nacional nesta terça-feira (27). Dessa vez foi o Portal terra que fez menção ao candidato por conta do vídeo amador que “mostra” Garibaldi Filho cantando uma paródia da canção “Baby”, de Justin Bieber. A reportagem pode ser vista em http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/2010/07/27/parodia-faz-candidato-ao-senado-virar-cantor-pop/
Segue abaixo a íntegra do texto...
“A produção de conteúdo pelos usuários é um dos pontos mais interessantes dessa chamada ‘web 2.0’. Tanto que, nos últimos anos, vídeos curiosos e conteúdos virais têm partido cada vez mais de ações independentes dos próprios usuários. Com a possibilidade de a campanha política também acontecer na internet, o fenômeno da participação do eleitor com conteúdos próprios recheia as redes sociais.
É o caso do vídeo chamado ‘Garibaldi Bieber’. Trata-se de uma paródia da música ‘Baby’, do cantor adolescente Justin Bieber. A letra da paródia faz referência ao candidato à reeleição para o senado pelo Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho.
No vídeo, a imagem do rosto do candidato é colocada com um cabelo loiro, fazendo referência ao corte de cabelo do americano Justin Bieber e ‘colado’ sobre o corpo de outra pessoa não identificada.
O vídeo foi publicado no YouTube no dia 20 de julho, pela conta do usuário ‘Garibaldi154bieber’. Isso representa, aparentemente, que o criador da paródia pretende se manter no anonimato, talvez até temendo retaliações por parte do candidato. Entretanto, o vídeo causou efeito contrário e agradou a coordenação de campanha de Garibaldi Alves Filho. Segundo a assessoria da imprensa do candidato, o vídeo foi visto como uma boa forma de apoio a Garibaldi vinda espontaneamente do usuário.
Esse vídeo caracteriza exatamente o conceito da ‘ciber-cultura-remix’, cunhado pelo pesquisador da cibercultura, André Lemos. A ciber-cultura-remix aborda as práticas sociais de recombinação, colagens e ‘cut-up’ de informação feitas por usuários através das tecnologias digitais.
A prática do remix também esteve presente na última campanha pela presidência dos Estados Unidos. Em mais uma ‘competição’, Barack Obama e John McCain são representados dançando Hip Hop. O vídeo, que foi lançado por um blog americano durante a eleição, atualmente já passou das 10 milhões de visualizações”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário