De todas as 30 praias monitoradas pelo IFRN e Idema, nenhuma apresentou alto índice de coliformes fecais.
A água está literalmente azul em todo o litoral do Rio Grande do Norte. Relatório divulgado nesta sexta-feira (6) pelo programa Água Azul, uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), traz uma boa notícia para turistas, banhistas, comerciantes e ambientalistas: todas as 30 praias monitoradas no litoral leste do Estado estão próprias para banho.
As boas condições de balneabilidade contrastam com a situação observada há cerca de um mês, quando nove pontos foram considerados críticos, e destes, oito na capital. Para que uma praia tenha boas condições de balneabilidade é necessário que, além de esforços empreendidos pelo poder público, haja participação da comunidade através de ações coletivas, tais como campanhas e atos públicos. Estes são fatores fundamentais na busca de soluções para os problemas ambientais dos municípios litorâneos, como Natal e Região Metropolitana.
Semanalmente o IFRN coleta amostras nas praias e faz também a análise laboratorial. Em seguida, o Idema sinaliza as praias de acordo com a classificação. Para que um local possa ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados devem ter menos do que 800 bactérias termotolerantes (coliformes fecais) a cada 100 mililitros de água. Foi o que aconteceu essa semana. O órgão que coordena os porcentuais é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da Resolução 274, de 2000.
O estudo é feito em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário