Pages

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CADEIRINHA PARA TRANSPORTAR CRIANÇAS É OBRIGATÓRIA A PARTIR DE SETEMBRO

image Entra em vigor amanhã a lei que obriga os motoristas a transportar os bebês em cadeirinhas. Os pais ainda têm muitas dúvidas sobre o tipo de equipamento para cada faixa etária.

Bebê conforto para crianças com até um ano de idade. Cadeirinha para quem tem de um a quatro anos. Dos quatro até os sete anos e meio acento elevatório. De acordo com a nova lei, a criança pode usar apenas o cinto de segurança somente depois de atingir um metro e quarenta de altura.

Para se adequar, Queila comprou os equipamentos para os filhos de cinco e de três anos e para o bebê de quatro meses, mas ainda tem dúvidas. “Qual cadeirinha eu uso? Pra qual faixa etária? Pra qual peso? E logicamente sem ser multada”, questiona Queila Pierri Fernandes, psicóloga.

“Os pesos e as alturas das crianças não são iguais para todas, por isso, nós recomendamos que leve a criança até o lugar onde vai comprar pra testar se elas ficam confortavelmente instaladas”, alerta Celso Arruda, engenheiro mecânico/Unicamp.

“E pra quem tem quatro ou mais filhos como fazer, se no banco traseiro só cabem duas?”, pergunta outra mãe. “A mais velha fica na frente com o dispositivo de retenção adequado para aquela faixa etária. O air bag tem que ser desligado para não ferir a criança no caso de um acidente”, explica o engenheiro.

Simulações feitas com bonecos mostram que o peso da criança aumenta em até 50 vezes no caso de uma batida a 80 quilômetros por hora. “O risco é realmente ele transferir toda energia deste impacto para uma região que não tem proteção. É comum nestes casos o arremesso para fora do carro ou uma lesão do pescoço e na coluna”, diz José Luis Zabeu, ortopedista.

Os acidentes de trânsito matam por ano no Brasil duas mil e quinhentas crianças e adolescentes. Estudos comprovam que os dispositivos de segurança podem reduzir em 70% o risco de morte, mas de nada adianta a cadeirinha certa se a fixação no carro não for adequada.

“A cadeirinha deve estar muito bem instalada com no máximo dois dedos de folga e a criança sempre deve estar com o cinto de segurança longe do pescoço”.

Mesmo com os protestos... “Depois eles vão entender que é para o bem dele. Em primeiro lugar a segurança das crianças”, diz Queila.

Quem não usar as cadeirinhas a partir de amanhã, primeiro de setembro, pode ser multado no valor de 191 reais e o motorista perde sete pontos na carteira.

Saiba qual o equipamento adequado para cada criança:

Até1 ano: bebê conforto no banco de trás
De 1 a 4 anos: cadeirinha no banco de trás
De 4 a 7 anos e meio: assento de elevação, sem encosto, no banco de trás
De 7 anos e meio a 10 anos: banco de trás com cinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário