Monitoramento é realizado pelo Dnit, que prevê ainda investimentos de mais de mais de R$ 67 milhões para as rodovias federais do RN em 2010.
O Rio Grande do Norte possui 12 pontos que merecem cuidado e 6 que merecem mais atenção dos motoristas, segundo monitoramento das condições das rodovias, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado (Dnit/RN). O acompanhamento é disponibilizado no site de órgão, que indica quais os trechos que merecem mais atenção e os trechos que estão em obras.
Com nove rodovias federais em seu território, que, juntas, somam aproximadamente 1.500 quilômetros de malha rodoviária, o Rio Grande do Norte começa a aparecer entre os estados que oferecem as melhores vias federais do Nordeste, segundo levantamentos da Confederação Nacional do Transporte (CNT). São resultados que, segundo o Dnit/RN, são reflexo de um intenso trabalho de conservação, restauração e manutenção das rodovias.
O órgão destaca ainda que, fora a obra de duplicação da BR 101, as rodovias BR 304, 405, 406, 110, 226 e 427 estão sendo recuperadas, como parte da primeira etapa do programa de Conservação, Restauração e Manutenção (Crema).
Com duração de dois anos, os contratos somam mais de R$ 200 mil, que estão sendo investidos pelo Governo Federal. São R$ 167.441.875,56 referentes ao ano de 2009, e R$ 67.057.009,91 para 2010.
Foto: Divulgação/Dnit
Com duração de dois anos, os contratos somam mais de R$ 200 mil.
Das nove rodovias federais em território potiguar, duas foram somente implantadas e ainda serão construídas: A BR 104, que vai de Macau, passa pela BR 226 em Campo Redondo, e segue até o município de Jaçanã-RN, na divisa com a Paraíba. A outra é a BR 437 (Estrada do Cajueiro) que sai da BR 405 e vai até a divisa com o Ceará.
Esta última é, inclusive, uma das antigas reivindicações dos produtores agrícolas da região. O projeto da Estrada do Cajueiro, que possui uma extensão aproximada de 33 quilômetros já foi aprovado e, agora, segundo informou o Dnit, está aguardando recursos financeiros para ser realizado o processo de licitação.
As BR 101-Norte e a BR 304 são consideradas as melhores para trafegar, segundo o Dnit. O restante, de acordo com o órgão, necessitam ainda de sinalização, como é o caso da BR 226, no trecho entre a RN 077 e o município de Antonio Martins.
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