Nesta terça-feira (14), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy recebeu representantes da Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) para a 1ª jornada pedagógica, que tem o objetivo de discutir melhorias na educação do Rio Grande do Norte. O encontro será encerrado nesta quarta-feira (15), mas os resultados positivos já foram adiantados pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.
No auditório do Instituto, a governadora antecipou as boas notícias aos professores presentes. A primeira é que em fevereiro o processo de promoções verticais da Educação será implantado. As promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e fixadas posteriormente. Além disso, um grupo de trabalho será responsável pelo levantamento a respeito da reorganização do porte das escolas e reestruturação da Secretaria de Educação, com intuito de fortalecer as Direds.
Sobre as melhorias, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o RN “vai avançar muito na educação e, para isso, precisamos contar com o apoio dos professores e diretores para esse fortalecimento. O momento é de mudança e vamos somar e agregar. Tenho muitos sonhos e um deles é ver a Educação do RN avançar, por isso, vamos estar juntos”, declarou.
Jornada pedagógica
A secretária Betânia Ramalho explicou que a 1ª jornada pedagógica é uma discussão com os diretores das Direds sobre a operacionalização das diretorias, orientando e debatendo com os profissionais da área quais são as dificuldades e metas que são traçadas pelo plano nacional de educação. As jornadas pedagógicas serão realizadas periodicamente em 2012 e o final do 4º bimestre letivo, professores, diretores e Secretaria de Educação avaliarão dos pontos de sucessos e de entraves.
Para permitir uma maior evolução no meio escolar, a Secretaria de Educação declarou que foram investidos recursos no transporte escolar, merenda nas unidades, reaparelhamento das escolas, novos computadores, carteira, birôs e armários, além do kit escolar composto por materiais de manuseio dos alunos como canetas, lápis, borracha, caderno e pen drive.
Betânia Ramalho disse ainda que “os currículos das escolas estão sendo reestruturados e redirecionados. Uma escola cujo conteúdo não faz sentido para o aluno gera uma fuga do estudante. Precisamos implantar a cultura do acompanhamento pedagógico e não esperar que o aluno seja reprovado para tomar medidas. Os alunos precisam encontrar não só a chance de mudar de vida, como garantir o aprendizado e conquistar um melhor emprego”, revelou.
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