O Rio Grande do Norte participa da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), considerada a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela USP (Universidade de São Paulo). O RN participa com nove projetos de estudantes de Escolas Estaduais.
A Febrace foi iniciada na última segunda-feira (12) e prossegue até sábado (17) em Mega Tenda climatizada, montada na Cidade Universitária da USP, em São Paulo.
Os nove projetos de estudantes de Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte fazem parte de um total de 325 trabalhos escolhidos entre 1.505 projetos apresentados em feiras de ciências afiliadas a Febrace em todo o país. Os projetos da Febrace foram desenvolvidos por 745 jovens talentos brasileiros. Os trabalhos finalistas do Rio Grande do Norte foram feitos por 24 estudantes de oito Escolas Estaduais.
Os projetos do RN apresentados são:“Análise dos problemas de Higiene Bucal e das Doenças transmitidas pelo beijo entre jovens”, desenvolvido por três alunos da Escola Estadual 11 de agosto, Umarizal; “Energia Eólica: Energia do Futuro”, desenvolvido por três alunos da Escola Estadual 11 de Agosto, Umarizal; “Energia Solar: Uma alternativa sustentável para promover Economia”, desenvolvido por três alunos da Escola Estadual Cristóvão C. Queiroz, Doutor Severiano; “Estudo térmico de um laboratório de Ciências construído a partir de tijolos ecológicos: um sossego para o Meio Ambiente e inteiro conforto para quem os utiliza”, desenvolvido por dois alunos da Escola Estadual Raimundo Soares, Natal, “Estudos de Astronomia na construção do conhecimento científico e na fabricação de alimentos derivados da mandioca cultivada em Passa e Fica”, desenvolvido por três estudantes da Escola Estadual Deputado Djalma Aranha Marinho, Passa e Fica; “Magia ou Ciência: Os fenômenos mágicos do mundo de Harry Portter que os cientistas tentam revelar”, desenvolvido por estudantes de Escola Estadual Santos Dumont, Parnamirim; “Projeto Foguete movido à combustão do Etanol”, desenvolvido por dois alunos da Escola Estadual Maria Stella Pinheiro Costa, Mossoró;“Transmissor de Energia sem Fio”, desenvolvido por três alunos da Escola Estadual Desembargador Sinval M. Dias, Pilões; “Utilização da Palma Forrageira como estratégia de convivência com o Semiárido na Serra de Luís Gomes”,desenvolvido por três alunos da Escola Estadual Mariana Cavalcanti, Luís Gomes.
Os estudantes responsáveis pela apresentação dos nove projetos que representam o Rio Grande do Norte estão sendo acompanhados por seus respectivos orientadores. O Governo do Estado assumiu as despesas com passagens aéreas e ajudas de custo (hospedagem, alimentação e deslocamento) para os alunos, orientadores, diretores das Escolas e diretores da Direds envolvidas.
Premiação
Os autores dos melhores trabalhos apresentados na Febrace ganharão medalhas e bolsas de iniciação científica do CNPq. Entre os ganhadores serão selecionados nove estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF) que acontece de 13 a 18 de maio na cidade de Pittsburg, Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário