Pages

sexta-feira, 30 de março de 2012

Deputado Fernando Mineiro alerta sobre crise no setor turístico do RN

Na plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 29, o deputado estadual Fernando Mineiro lamentou o estado de crise que o setor turístico do RN tem enfrentado nos últimos meses. O alerta surgiu a partir de um comentário sobre a exoneração do secretário estadual de turismo, o empresário Ramzi Elali, na manhã de hoje.

Segundo Mineiro, “a saída do secretário reflete os problemas no modelo de gestão que vem sendo empregado pelo Governo do Estado, a qual não é focada nos setores centrais”. O deputado teceu duras críticas à falta de atenção que a gestão atual tem dispensado ao setor turístico do RN, considerado um dos carros chefe do crescimento econômico da região.

“O que vemos é a ausência de uma política mais permanente para o setor. O Estado não tem uma discussão a respeito do turismo como atividade geradora de renda. É uma crise dominó, pois atinge restaurantes, hotéis e uma gama de atividades relacionadas que sustentam o setor”, avaliou o deputado.

Para Mineiro, há uma necessidade de criar não só no estado, mas em todo o país, um planejamento sobre a atividade turística. “No Brasil não há uma tradição de pensar o turismo como uma cultura de trabalho e crescimento”, comentou. No RN, o resultado disso é a crise do setor que se instalou desde o ano passado, com perda de turistas para outros estados do Nordeste e desprestígio da atividade.

Queda

Fernando Mineiro aproveitou a plenária para relembrar que há outras duas seções administrativas do Estado que seguem sem representante: a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (IDIARN).

De acordo com o deputado, a SEJUC já não possui secretário há 15 dias e está sendo coordenada interinamente pelo secretário de segurança do estado. “Não duvido da competência do secretário de justiça, mas acredito que são dois grandes pepinos para uma só pessoa cuidar”, comentou. Já o IDIARN segue sem presidente há mais de 10 dias.

Mineiro afirma que a queda de secretários e reclamações da base aliada do governo na Assembleia  refletem que a atual gestão do Estado segue o mesmo rumo da administração da prefeitura de Natal. “É preciso que o governo apresente as linhas gerais do seu plano de gestão, ou lidará com a mesma insatisfação que enfrenta a gestão municipal”, afirmou.

Assessoria de imprensa deputado Fernando Mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário