Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação conheceram esta semana o detalhamento do projeto RN Sustentável, apresentado pela chefe da Unidade de Gerenciamento do Projeto, Ana Guedes, da Secretaria de Estado do Planejamento. Através de financiamento assegurado pelo Banco Mundial, serão realizados grandes investimentos em todas as regiões do Estado, a partir de 2013, promovendo crescimento social e econômico da população do Rio Grande do Norte. A secretária Betania Ramalho também participou da apresentação, enumerando os investimentos que acontecerão na área da Educação.
Segundo o plano de aplicação dos recursos destinados à Secretaria de Educação, para melhoria do Processo Ensino-Aprendizagem, haverá construção das diretrizes e matrizes curriculares da rede estadual de ensino; Desenvolvimento de um programa de inovação e práticas pedagógicas para solucionar as fragilidades apresentadas pelas escolas; Construção e implantação de um Sistema Integrado de monitoramento e avaliação da Educação Básica; Elaboração de um Programa de Padrões mínimos para as escolas, incluindo ampliação e reforma de 50 escolas, reparação de 80 escolas e aquisição de equipamentos; além da definição de um programa de apoio sistemático aos municípios.
Ainda segundo o projeto, também haverá investimentos para a integração da educação pública com a agenda do desenvolvimento regional sustentável do Estado. A população da zona rural será beneficiada com apoio a investimentos de infraestrutura à educação no campo, incluindo a construção de 6 unidades de ensino no campo; Alfabetização e qualificação profissional de agricultores familiares; Integração da rede de educação profissional às cadeias produtivas regionais e fomento a agricultura familiar para a inserção no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Durante a apresentação, Betania Ramalho ressaltou a importância dos investimentos e falou que o desafio da Secretaria de Educação é transformar os recursos aplicados em resultados. "Mudança alguma acontece do dia para a noite, mas a nossa equipe precisa ser persistente nesse objetivo. Tornar o financiamento pleno em resultados é uma obsessão nossa. O investimento é altíssimo e precisamos prestar contas à sociedade.", concluiu a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário