Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca tem nova reunião nesta segunda-feira (13)

Nesta segunda-feira (13), os representantes do Comitê Estadual de Combate aos efeitos da Seca reuniram-se no final da tarde na governadoria em sua 14ª reunião para prestar contas do que foi feito e tratar de novas medidas que estão sendo tomadas para auxiliar a população do Estado que tem sofrido com a severa estiagem.

Sempre presente nas reuniões do Comitê, a governadora Rosalba Ciarlini destacou que em sua viagem a Brasília nesta terça-feira (14) irá participar juntamente com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho de uma reunião em para tratar do gerenciamento de gastos dos recursos destinados às ações de combate aos efeitos da seca. Outro ponto de pauta da viagem da governadora Rosalba Ciarlini a Brasília será uma nova regulamentação para a operação carro-pipa.

Segundo o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo da Costa Sobrinho, Há um número de telefone que dá informações sobre os serviços de assistência emergencial. “O telefone foi disponibilizado pelo Ministério da Integração e a ligação é sem custo nenhum, o telefone é o 0 800 61 00 21”, informou Raimundo da Costa Sobrinho.

O gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Orlando Gadelha, levou para a equipe os últimos levantamentos realizados sobre as linhas especiais de carteiras de crédito de incentivo para produtores afetados pela seca em 2012. Segundo Orlando Gadelha, já foram 807 propostas em carteira só de agricultores familiares, o que representa uma injeção de cerca de R$ 9 milhões. Ainda dentro das linhas voltadas para os afetados com a estiagem, já foram 4.355 operações contratadas em 2012, gerando um fluxo de R$ 30.719.026.

Garantia Safra

De acordo com dados levantados na reunião, dos 118 municípios do Rio Grande do Norte que estão inscritos no programa Garantia Safra todos já quitaram suas cotas e devem começar a receber o benefício entre agosto e setembro. Desse total, 13 iniciaram o pagamento das cotas do Programa, mas ainda não finalizaram o aporte, e apenas oito não efetuaram nenhum tipo de pagamento, que é o caso de Alexandria, Campo Redondo, Carnaubais, Guamaré, Jardim de Angicos, Rafael Godeiro, Macaíba e Taipu.

O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca reúne representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e entidades ligadas à agricultura e realiza reuniões de trabalho semanais, toda segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário