Pages

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Representantes da Renania Platinada anunciam investimentos no RN

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Anselmo Carvalho, representando a governadora Rosalba Ciarlini, recebeu nesta terça-feira (07) uma comitiva do estado alemão Renania Platinada. A reunião é uma continuação do primeiro encontro realizado entre os dois estados, em outubro do ano passado, quando firmaram parceria para desenvolverem projetos juntos e se tornaram oficialmente estados irmãos.

Segundo o Cônsul Honorário da Alemanha, Axel Geppert, “em 2011 fomos recebidos muito bem e este ano queremos oferecer um jantar ao Governo do Estado, em outubro, em agradecimento a essa parceria”. Além de celebrar a parceria, o grupo vai trazer a Natal representantes de 16 empresas alemãs para conhecerem as potencialidades do Rio Grande do Norte.

Uma dessas empresas atua no ramo de tratamento de água para irrigação, que, inclusive, fará a doação de uma máquina alemã ao CTGás; outra atua na geração de energia a partir de resíduos orgânicos. “O desenvolvimento desses projetos tem três caminhos: o primeiro com recursos do Banco de Desenvolvimento da Alemanha; o segundo é a parceria de longo prazo que está sendo assinada com a Fiern, Senai e CTGás para desenvolver projetos; e a terceira é a formação de jovens profissionais no Rio Grande do Norte para trabalhar com a tecnologia que vem da Alemanha da o RN”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado alemão da Renania Palatinado, Joaquim Mertes, lembrando que essas etapas já estão sendo encaminhadas.

Os representantes da Renania Platinada falaram sobre a instalação de uma empresa, em outubro, para atuar na dessalinização de água no interior do RN. Para o secretário Anselmo Carvalho, iniciativas desse tipo são muito bem vindas, principalmente porque a população já conhece e utiliza essa técnica em alguns municípios do estado. “A aceitação dessa técnica é muito boa no RN, pois é algo que já foi testado e aprovado pela população”, afirmou.

Outro projeto importante é a instalação de estações de tratamento que utilizam plantas para tratar água. “Esse tipo de tratamento é bem mais econômico e descentralizado, podendo ser feito em bairros, condomínios, e a manutenção dele é feita com jardineiro, não há necessidade de trocar peças”, disse o cônsul Axel Geppert.

O secretário Anselmo Carvalho sugeriu uma reunião com a Caern, órgão responsável pelo tratamento de água e saneamento no estado, para definir como esse projeto pode ser colocado em prática.

Com economia diversificada, o estado da Renania Palatinado é grande produtor de vinhos, madeira e tem força na indústria automobilística da Alemanha, além de ser grande desenvolvedor de novas tecnologias nas áreas de energia renovável e agricultura. O próximo encontro da comitiva dos estados irmãos será em outubro deste ano, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e da vice-governadora da Renania Platinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário