Estudantes, professores, gestores, esportistas e artistas participaram na tarde desta sexta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, da solenidade de encerramento da Semana do RN, em homenagem aos 511 anos da fundação do Estado. No evento, a governadora Rosalba Ciarlini entregou comendas aos potiguares que se destacaram no biênio 2011/2012 com relevantes projetos e trabalhos em favor da comunidade, educação, ciência, da tecnologia, do meio ambiente, do combate às drogas, dos direitos humanos e da formação dos cidadãos.
Durante o evento, a governadora destacou a importância na continuidade dos investimentos na educação e declarou que as iniciativas voltadas para o reforço da educação pública são o caminho para o fortalecimento da cultura de forma geral, “tornando a sociedade mais justa e igual”. Na solenidade, a governadora foi recebida pela banda de música da Escola Estadual presidente Kennedy, composta por alunos da instituição, e acompanhada pelas secretárias de Estado da Educação, Betânia Ramalho, e da Cultura, Isaura Rosado.
A titular da educação declarou que os projetos apresentados para o futuro da escola pública são de extrema relevância, uma vez que “a aplicação de recursos colocam os Estados na linha de frente. Não existe outra política que transforme e construa mais uma sociedade do que a educação, que é responsabilidade de nós todos. Temos feito muita coisa pela área, mas vamos avançar muito mais na escola pública, um bem da população potiguar, e a governadora está à frente desse projeto”, falou Betânia Ramalho.
Rosalba Ciarlini ressaltou que os jovens que decidirem pelo caminho da educação serão “os grandes homens e mulheres do futuro do RN. Betânia Ramalho e toda a equipe da educação têm tido uma dedicação exemplar. O Rio Grande do Norte será realmente grande se tiver a educação em primeiro lugar sempre. Pelo caminho da educação todos os jovens conseguiram superar as adversidades”, encerrou.
Comendas
No evento desta tarde, foram agraciados com as comendas instituições, educadores, estudantes, coordenadores pedagógicos, subcoordenadores, técnicos da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, e Danilo Bezerra Vieira, Agente de Leitura do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, e fundador da Biblioteca Comunitária Presidente Juscelino Kubitschek (BCPJK), do município de Almino Afonso, no Sítio Três Altos.
A BCPJK foi criada por Danilo Bezerra em 2008 com o objetivo de implantar na sua comunidade a prática da leitura e o apoio à educação. Em outubro de 2011, a Biblioteca Comunitária foi integrada ao Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, coordenado no RN através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara).
Nenhum comentário:
Postar um comentário