Pages

terça-feira, 2 de abril de 2013

Governo do RN participa de encontros para implementar ações de combate aos efeitos da seca

Condel_Demis Roussos (2)No início da manhã desta terça-feira (2), a governadora Rosalba Ciarlini participou de um café da manhã, oferecido pelo Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, estiveram presentes todos os governadores do Nordeste que participaram, às 10h, da 17ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante o café da manhã, os governadores discutiram propostas para amenizar os efeitos da seca. Entre as sugestões estavam o aumento da distribuição de sementes, a agilidade no processo de liberação de recursos para a construção de poços e adutoras e a ampliação dos programas emergenciais, já que as previsões meteorológicas apontam que o período de estiagem vai se prolongar.

A governadora lembrou que no Rio Grande do Norte estão acontecendo reuniões semanais para discutir o problema da seca e que esses encontros já resultaram em ações efetivas. Mesmo assim, a chefe do Executivo Estadual afirmou que existe a necessidade de discutir a problemática no âmbito regional. “Todos os estados do Nordeste têm sofrido com a estiagem. Por isso, precisamos nos unir para alcançar bons resultados, já que estamos diante de um problema coletivo”, afirmou Rosalba Ciarlini.

No encontro, os governadores também assinaram um documento no qual solicitam uma audiência com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para discutir a agilidade da votação dos vetos da Presidenta aos royalties do petróleo.

Logo após o café, os gestores seguiram para a 17ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta da República se mostrou sensível aos pleitos e anunciou, de imediato, o aumento no número de carros-pipa para abastecimento de água nos municípios que estão em estado de calamidade. Atualmente, o número de veículos responsáveis pelo fornecimento de água é de 4.466 em todo o Nordeste, mas este quantitativo será ampliado para mais de 6 mil. A ação será coordenada pelo Exército Brasileiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário