Venho através deste, comunicar um fato lamentável. Banhistas deixam lixos e pichação nos Fundões, cometendo um duplo crime, ambiental e depredação ao patrimônio. Em face aos problemas, Alex Estevam, responsável pelo blog Carnaúba em Foco veiculou uma nota sobre o crime supracitado.
A Lei 3.924/61 é explícita, no que se refere à depredação do patrimônio, no caso os sítios arqueológicos e também pelo lixo deixado no local, latinhas e outros resíduos que descerão diretamente no açude Montealegre.
Em razão disto, estamos preparando um relatório e encaminhando as autoridades responsáveis, no caso o IPHAN por se tratar de um crime contra o patrimônio. Desta forma, conto a publicação nos blogs e espero que haja uma compreensão e sensibilização por parte dos que utilizam o lugar como área de lazer. Dizer também que há um termo de compromisso firmado entre o IPHAN e o município, de modo que o complexo arqueológico/passarelas do Xique-Xique estão contemplados. É pertinente afirmar e justificar que uma área de 245 km2 é praticamente impossível à fiscalização, mas que as medidas serão tomadas.
Damião Carlos Dantas, coordenador de turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário