O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S.A. EMPARN, José Geraldo Medeiros da Silva, representando o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária - CONSEPA, do qual é o vice-presidente, esteve no Rio Grande do Sul participando das comemorações alusivas aos 95 anos da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - FEPAGRO.
As comemorações ocorreram no Centro de Pesquisa Carlos Gayer, em Veranópolis/RS, celebrando os 95 anos de contribuição da pesquisa agropecuária para o avanço socioeconômico do Rio Grande do Sul. A FEPAGRO é presidida pelo pesquisador Danilo Rheinheimer dos Santos.
Representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, estava presente o Chefe-geral da unidade Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus e, ainda, representantes de universidades e prefeituras da região. Em seu discurso, o presidente da EMPARN destacou a necessidade nacional de reconhecimento das OEPAs –Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuárias, com 18 unidades no País e mais de 11 mil funcionários. Para José Geraldo, este conjunto “constitui outra Embrapa, que precisa ser rediscutida em suas atuações em cada ambiente regional”.
Acrescentou ainda que essas organizações vivem o desafio da produção de alimentos para atender uma população mundial crescente, que a cada momento faz uma cobrança social pela produtividade, que é a demanda da pesquisa com maior destaque. O desafio, disse ainda, é produzir alimentos saudáveis e com sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário