Pages

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Praça de Mirassol receberá fonte luminosa com 197 jatos de água

Praça da árvore e Fonte de Mirassol (10)Essa é primeira ornamentação de uma série de quatro outras fontes que Natal receberá até o final do ano. 

Natal, 14 Julho de 20147- A Praça da Árvore, em Mirassol, está prestes a receber mais um toque na decoração com a instalação de uma fonte luminosa. A estrutura, que está sendo montada em volta da torre luminosa e contém 197 jatos de água em movimento e iluminação em cromaled – tecnologia capaz de ser reaproveitada em diversas outras ocasiões. A previsão é que seja inaugurada até o dia 30, deste mês.

O movimento sincronizado de jatos d’água e a luz serão controlados por programação computadorizada, com adequação de tempo. A estrutura ganhará uma galeria subterrânea, para ligar a casa de máquinas. A fonte contará ainda com novas tubulações hidráulicas e elétricas e também equipamentos como filtros, bombas, válvulas, bicos, controlador lógico programável e de iluminação.

Com inovador sistema de captação de água, a fonte tem capacidade de 100 mil litros e um único abastecimento. Após cheias, as bombas trabalharão movimentando a água da piscina. A fonte possui revestimento em fibra e 40 luminárias especiais em LED, que podem ficar submersas na água. Além disso, o espaço receberá a revitalização de todo projeto paisagístico, com a adequação e novo nivelamento do solo, plantio de mudas e plantas.

“Em viagem que fiz, recentemente, observei que nos países com grandes cidades turísticas são bastante valorizados os monumentos e fontes luminosas, coisa que aqui em Natal, cidade turística, nós não valorizamos. Por isso reuni minha equipe da Secretaria de Serviços Urbanos para pensar em investir nesses atrativos”, explicou Raniere Barbosa, titular da Semsur.

O contrato que diz respeito à fonte luminosa de Mirassol também contempla outras quatro ornamentações com água em diferentes pontos da cidade. Além da praça, a Prefeitura colocará uma fonte luminosa onde existe o monumento da Copa, na BR-101; entre a Via Costeira e a Roberto Freire; na descida da Ladeira do Sol e na Praça Cívica. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões de reais.

O secretário afirma ainda que o objetivo é fazer com que todas as entradas do município sejam “referências de organização e beleza”. Raniere Barbosa acredita que uma cidade turística precisa de monumentos e outros atrativos para os visitantes. “Nossa cidade possui belezas naturais maravilhosas, que atraem milhões de turistas todos os anos. Precisamos de uma estrutura condizente com o tamanho da nossa cidade. Por isso, estamos investindo em infraestrutura e na construção mais pontos turísticos e outros atrativos”, ressalta.

Além da fonte luminosa, as novas estruturas de decoração na praça da árvore ganharam também a instalação de quatro mil luzes do tipo strobos e 50 conjuntos cromaled, que juntos formam mais de 1.800 lâmpadas. Ao redor da árvore e por cima do lago serão aplicadas quatro esculturas do potiguar Marinho Chagas, ex-lateral esquerda da seleção brasileira que faleceu no início do mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário