Pages

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Câmara promove audiência pública para debater projeto de Agripino sobre empresa júnior

_DSC1216Durante audiência pública, na tarde desta terça-feira (14), na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados, sobre projeto de lei de sua autoria que regulamenta as empresas juniores no Brasil, o senador José Agripino (RN) pediu aos parlamentares presentes na sessão que cobrem celeridade na aprovação da matéria. "Precisamos acelerar a aprovação do projeto. Jovens estimulados a gerar o próprio sustento podem transformar a realidade de um país. Por isso, neste meu quarto mandato, assumi o compromisso com o empreendedorismo e com a juventude", frisou Agripino. 

Além de especialistas do tema de diversos órgãos, como do Ministério da Educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Empresa Brasil Júnior, a sessão reuniu vários parlamentares entre eles, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). O parlamentar potiguar considerou pertinente a iniciativa do senador José Agripino principalmente para o desenvolvimento profissional da juventude brasileira. “Essas empresas são uma ferramenta de extensão universitária e capacitação do jovem. Por isso, é uma iniciativa feliz do senador Agripino na hora em que ele formaliza, regulamenta e promove um amparo jurídico necessário a essa atividade”, destacou Rogério.  

Conhecidas como associações civis, sem fins lucrativos, constituídas exclusivamente por alunos das mais diversas áreas da graduação de instituições de ensino superior, as empresas juniores possuem como meta estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes.

O projeto

Segundo o projeto, as empresas juniores devem ser acompanhadas por professores da instituição superior ou profissionais habilitados que supervisionem as atividades. Podem exercer consultoria e assessoria a empresários e empreendedores; promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade. De acordo com a matéria, a renda obtida com os projetos e serviços prestados pelas empresas juniores nos seus respectivos segmentos de atuação deverá ser reinvestida na atividade educacional de associação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário