Pages

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Agente de limpeza da Semsur participará da 21ª Corrida Soldados do Fogo

Cláudio Germano Crédito - Alex RégisCláudio Germano é considerado o 4º melhor do mundo na categoria deficiente auditivo, segundo o ranking do Comitê Paraolímpico Brasileiro


Natal, 11 de setembro de 2015 - Cláudio Germano de Sousa Filho, agente de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e atleta portador de necessidade especial, participará pela sexta vez da Corrida Soldados do Fogo, que será realizada neste sábado (12). O paratleta participa há cinco anos da corrida e conquistou o primeiro lugar em todas as edições que competiu, dentro da sua categoria.

Agente de limpeza há mais de 15 anos, Cláudio despertou para o atletismo correndo atrás do caminhão de limpeza da Urbana, onde trabalhou por cinco anos, e também quando era adepto de peladas de futebol. Morador do bairro de Mãe Luíza, ele é deficiente auditivo, mas o problema não o limitou. Ao contrário, foi através da sua deficiência que ele diz ter encontrado forças no esporte para se tornar um atleta respeitado nacionalmente.

Atleta da Sociedade Norte-Riograndense de Deficientes Físicos (SADEF-RN), segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, secção Rio Grande do Norte, Cláudio é o 7º melhor maratonista do estado, e de acordo com o Ranking do Comitê Paraolímpico Brasileiro, 4º melhor do mundo na categoria deficiente auditivo. Conhecido como “papa-léguas”, ele já contabiliza 178 medalhas e troféus de diversas competições nacionais e internacionais, incluindo corridas na República Tcheca e na China.

Também já participou seis vezes da tradicional corrida de São Silvestre, sempre nas primeiras e segundas colocações, concorrendo com 44 deficientes auditivos de diversos estados do País. Este ano, ele poderá participar novamente e, para isso, irá a uma seletiva para competição, no próximo dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro, promovida pela Federação Paraolímpica Brasileira.

O paratleta potiguar treina uma hora e meia, todos os dias, na Via Costeira, e faz questão de manter a alegria em seu dia adia. “A corrida é tudo para mim. Além de me proporcionar qualidade de vida, faço amizades verdadeiras e pretendo correr até meu coração não poder mais”, afirma Cláudio.

          Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, o próximo desafio do atleta será o Circuito Qualidade Qualidade Caixa – Etapa Natal, no dia 26 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário