Pages

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CAERN inicia perfuração de poços da comunidade do Catururé em Jardim do Seridó

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>Depois de várias reuniões e audiências na SEMARH (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) e na CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), com a presença das autoridades de Jardim do Seridó, a CAERN iniciou no último dia 8 de setembro, os trabalhos de perfuração de poços na Comunidade do Catururé que servirá para fazer o abastecimento da cidade, quando não existir mais água nos mananciais: Passagem das Traíras e Zangarelhas.

Essa foi uma luta árdua do prefeito Padre Jocimar Dantas e dos vereadores jardinenses que deixaram de lado as questões políticas, onde situação e oposição se uniram em prol de uma causa maior que é resolver a crise hídrica que assola o município. As autoridades já foram recebidas, tanto pelo secretário da SEMARH, Mairton França; como também, pelo diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano.

Ao todo, 5 (cinco) poços já foram perfurados até o momento na comunidade do Catururé. A água chegará à cidade via adutora para uma Caixa D'água da CAERN e posteriormente, os carros-pipa irão abastecer os chafarizes instalados nos bairros pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó. Segundo informações, devido às normas vigentes no país não é permitido a CAERN colocar água à disposição da população na sua tubulação que não seja apropriada para beber. 

Portanto, em razão do alto teor de ferro, a água que virá dos poços do Catururé não servirá para o consumo humano e apenas para os afazeres domésticos (lavar louça, tomar banho e lavar roupas). Porém, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó construiu também pontos estratégicos de distribuição de água potável que abrangerá todos os bairros da cidade e beneficiarão os mais de 12 mil habitantes.

A água para o consumo humano será disponibilizada pelos carros-pipa do Exército Brasileiro. As caixas d’água já foram adquiridas pelo município e têm capacidade para 5 mil litros. Cada pessoa por residência terá direito a receber 20 litros de água por dia, sem levar em consideração o número de pessoas que morem numa mesma casa. As regras do programa de distribuição de água atenderá o que recomenda o Ministério da Integração Nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário