Pages

terça-feira, 26 de maio de 2009

Segurança - AEROMODELO É USADO PARA LEVAR CELULARES PARA DENTRO DE PRISÃO

Tão seguro que bandidos imaginaram um jeito inédito de levar celulares e dinheiro lá para dentro. O plano impressiona. Levar 14 celulares para dentro da Penitenciária 2 de Presidente Vensceslau, no interior de São Paulo. É nela que estão alguns dos presos mais perigosos do Estado. O meio de transporte? Um helicóptero, um aeromodelo de cerca de 1,5 metros de comprimento.
Perto do presídio, o carro alugado pelos bandidos foi parado pela polícia militar. Na revista, além do helicóptero, foram encontrados os celulares e quase mil reais em dinheiro. "Tivemos casos já da tentativa de uso de pombo-correio, das chamadas pipas, mas aeromodelo, pelo menos que eu tenha conhecimento, é a primeira vez", conta o delegado, Geraldo Takushi.
Entre os quatro detidos, um era menor de idade. De acordo com a polícia, foi ele que revelou o objetivo do grupo e contou que já tinha recebido R$ 10 mil. Se conseguisse pousar dentro do presídio, receberia mais R$ 10 mil.
Essa foi mais uma idéia mirabolante dos bandidos para tentar burlar o sistema de segurança de um presídio. Se a polícia não tivesse descoberto o plano antes, será que teria dado certo? Nós chamamos um especialista em aeromodelismo para mostrar um helicóptero do mesmo tipo. Ele não quis se identificar por questões de segurança. "À distância e a altura que um helicóptero desse pode chegar depende da visão humana, geralmente são 600 metros, com luz natural. Mas o alcance eletrônico é de 3 mil, 3.500 metros"
Este helicóptero consegue voar carregando até quatro quilos. É difícil você colocar o helicóptero por cima de um muro e dentro de um outro local? "É possível, desde que o piloto tenha a visão do ponto de pouso", explica. O muro da penitenciária tem cinco metros de altura e impede a visão do pátio, portanto, o plano dos bandidos não daria certo. Sem falar no barulho, que chamaria a atenção dos agentes penitenciários.
"Todo helicóptero movido à combustão faz esse barulho, é natural dele", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário