Pages

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ESTADO RN - CONSELHO LANÇA PLANO DE COMBATE ÀS DROGAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Objetivo é promover a pesquisa, prevenção, tratamento, reinserção social, redução da oferta e demanda e redução do dano.

Vantuil(foto ao lado) espera que plano seja efetivado neste ano.

O ano de 2010 será de intensificação no combate e prevenção ao consumo de drogas no Rio Grande do Norte. Esse pelo menos é o objetivo do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) que preparou um plano de trabalho para políticas sobre drogas no Estado. O objetivo é promover a pesquisa, prevenção, tratamento, reinserção social, redução da oferta e demanda e redução do dano.

Esses seis eixos temáticos fazem parte do programa nacional de políticas sobre drogas e também serão aplicados no Rio Grande do Norte. O presidente em exercício do Conen, o sargento da PM Vantuil Carvalho, explica que o Estado passa por grandes dificuldades, principalmente, no tocante a informação sobre as drogas e as maneiras de combater o mal.

“Infelizmente, nossa população ainda é desinformada, principalmente, no interior do Estado, onde na maioria dos municípios não existem conselhos que possam atuar nesses pontos temáticos. Para isso, nosso principal objetivo é massificar as políticas sobre drogas tanto para as autoridades quanto para a população”, disse Vantuil.

O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes destacou ainda que o plano de trabalhos já foi aprovado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e deverá desenvolver 54 ações preventivas para este ano.

“Nós estamos criando vários grupos técnicos, cada um especializado em algum dos seis eixos temáticos. A novidade são grupos voltados para o alcoolismo e cigarros. Além disso, temos trabalhos direcionados às crianças, todos com parcerias de outras instituições, como policiais, AAs, e secretarias de Saúde e Educação”, contou.

De acordo com Vantuil Carvalho, colocar em prática ações de fiscalização, combate e prevenção às drogas é muito difícil no Rio Grande do Norte. Ele citou que, atualmente, o Estado possui 30 conselhos municipais de entorpecentes. “No entanto, destes, poucos funcionam, isso porque os agentes responsáveis, infelizmente, não sabem o que fazer”, completa.

O presidente do Conen ressalta que os conselhos são criados, mas, não há continuidade dos trabalhos pela falta de informação. “As pessoas não sabem que se apresentarem projetos, o Governo Federal envia recursos para políticas sobre drogas. Além disso, a própria população não sabe a quem recorrer”.

Como a falta de informação é alvo do planto do Conen, Vantuil Carvalho frisa o Conselho pretende promover neste ano campanhas e debates junto à sociedade. “A gente pede que as pessoas participem. Tanto os agentes públicos como a população no geral. Nós temos realizado constantes reuniões e quem quiser participar bastar ligar para o 3232-7889 ou através do email conen@rn.gov.br”.

Tratamento
Atualmente, o Rio Grande do Norte dispõe de poucas unidades de atendimento a usuários de drogas. “Nós temos os Hospitais João Machado e Onofre Lopes, que fazem esse atendimento, e dois Centros de Atenção Psico-social, um na zona Norte e outro na zona Leste de Natal”.

Vantuil Carvalho lembrou que a deficiência é tão grande que não existe nem mesmo uma unidade para atendimento a mulheres. “Nós precisamos criar uma rede, formar um núcleo de informações, para que assim o combate às drogas seja mais forte”.

Além dessas unidades citadas pelo presidente do Conselho de Entorpecentes, ele lembra que algumas igrejas do Estado dispõem de comunidades terapêuticas, com ajuda de recursos federais. “Com isso, nós também pretendemos intensificar a fiscalização a esse tipo de trabalho. Caso seja detectada alguma irregularidade, nós vamos atuar rigorosamente”, afirma.

Vantuil comentou ainda da importância de projetos como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que tem atendido milhares de crianças no Rio Grande do Norte a ajudado na prevenção. “São iniciativas e projetos como estes que fazem a diferença na sociedade”.

No próximo dia 20 de fevereiro, o Conselho Estadual de Entorpecentes irá participar da Semana Nacional de combate ao Alcoolismo. Sobre o tema, o Conen realizará alguns eventos e debates. Os interessados podem enviar email para conen@rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário