Pages

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tremor pode ser o segundo de um "enxame sísmico"

O professor de Sismologia da UFRN Joaquim Ferreira disse que o tremor sentido na tarde desta segunda-feira (11) no Rio Grande do Norte pode ser apenas o segundo de um "enxame sísmico". A terra tremeu no Estado na tarde de sábado (9).

"Houve um sábado e este no começo da tarde, que já está confirmadíssimo. É bem provável que ocorram outros, desencadeando o que chamamos de enxame sísmico", falou o professor.
Reprodução /UnBImagem do Observatório Sismológico da UnB mostra epicentro do tremorImagem do Observatório Sismológico da UnB mostra epicentro do tremor

Joaquim Ferreira disse que hoje à tarde os professores da UFRN vão se reunir para analisar os dados do tremor. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o terremoto que teve o epicentro na comunidade de Jerusalém, entre os municípios de Taipu e Poço Branco, a cerca de 50 quilômetros de Natal, chegou aos 3.8 graus na Escala Ricther.

A prefeita Micarla de Sousa está reunida com Sérgio Leocádio e com o coronel Marcos Rodrigues, respectivamente secretário e diretor da Defesa Social do município.

Já a governadora Wilma de Faria afirmou em sua página no Twitter que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Social do Estado vão se reunir com técnicos da UFRN e as prefeituras de Natal e João Câmara para avaliar o terremoto e os possíveis dados.

Emanuel AmaralSegundo Etevaldo Veras, moradores das Rocas correram para a ruaSegundo Etevaldo Veras, moradores das Rocas correram para a rua
População ficou assustada


O tremor é o assunto nas ruas das Rocas. O morador do bairro das Rocas, Etevaldo Veras ficou assustado. “Eu estava na cama e ela começou a dançar igual a um carro velho. Todo mundo correu pra rua, quem estava em apartamento foi para as janelas. Outra moradora Adriana Araújo relatou “uma amiga que estava na praia do Meio sentiu a televisão saindo do rack, e eu senti o sofá se mexendo”.


No município de Poço Branco, um dos mais atingidos pelo tremor, a população está com medo de voltar para suas casas. Muitas residências fora afetadas e ficaram com as paredes rachadas depois do abalo sísmico.

Na casa do comerciante Raimundo Nonato há uma rachadura do chão até o teto de uma das paredes. Ele afirma que está com tanto medo, que não quer dormir em casa nesta noite. “Tô com vontade de armar uma barraquinha alí fora e dormir com minha família”, diz Raimundo. No comércio dele, ao lado de sua casa, alguns biscoitos chegaram a cair das prateleiras.
Emanuel AmaralRaimundo Nonato mostra rachadura causada pelo terremoto em sua casaRaimundo Nonato mostra rachadura causada pelo terremoto em sua casa

Já na casa da dona Maria Aparecida Lima o tremor foi sentido com tanta força que um porta-retratos caiu da parede. A parede da cozinha também ficou com uma rachadura do teto até o chão. “Fiquei me tremendo, se continuar como antigamente, o que será do povo de João Câmara e Poço Branco?”, questiona a moradora.
Emanuel AmaralDona Maria Aparecida mostra porta-retrato que quebrou após cair durante tremorDona Maria Aparecida mostra porta-retrato que quebrou após cair durante tremor

fonte:tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário