Pages

quarta-feira, 16 de março de 2016

EMPARN prevê mais chuvas nas próximas horas no RN

Estão se confirmando as previsões dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) para o retorno das chuvas na segunda quinzena de março. Chove desde a noite de terça-feira (15) com mais intensidade em várias regiões do Estado e há possibilidade de que essas precipitações se prolonguem até sexta-feira (18).

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, ainda não é possível fazer uma previsão de médio prazo por conta da atuação do fenômeno El Niño, que atua com cerca 1,5ºC de anomalia, bloqueando a ocorrência de chuvas em vários municípios. Mesmo assim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima do Nordeste, provocando chuvas na região. 

Nas últimas 24 horas, até a manhã desta quarta-feira (16), foram registradas chuvas em 17 postos pluviométricos monitorados pela EMPARN. Na mesorregião Oeste choveu em José da Penha, 22 milímetros (mm); Viçosa, 20mm e Água Nova, 16mm. Na mesorregião Central choveu mais forte em Carnaúba dos Dantas, 20mm e Acari, 8mm. No Agreste, em Campo Redondo, 16,4mm; Monte Alegre, 8mm e Japi, 6mm. No Leste, choveu em Natal, 61mm; Canguaretama, 23,5mm; Parnamirim (Base Física da EMPARN), 22mm e Senador Georgino Avelino, 19,3mm, entre outros municípios. 

Reunião dos Meteorologistas em Recife

A 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor leste do Nordeste, em 2016, está marcada para os dias 21 e 22 de março, na sede da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), em Recife. Representando o Rio Grande do Norte, participará o gerente de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), Gilmar Bristot. Durante o evento, os representantes das instituições federais e estaduais da região vão apresentar os seus estudos sobre o clima. No dia 22, o encontro será finalizado com a divulgação de um novo boletim de análise e previsão climática para os próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário