Pages

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EMPARN promove amanhã o Leilão Anual da Fazenda Rockfeller, em São Gonçalo do Amarante

Leilão RockfellerO Leilão Anual da Fazenda Rockfeller, vai ser realizado amanhã (24/11), a partir das 9h da manhã. Esse leilão já tradição a EMPARN realizar todo fim de ano, na Estação Experimental de São Gonçalo do Amarante (Fazenda Rockfeller). Neste ano o leilão, vai oferecer cerca de 60 animais agrupados em 40 lotes.  As raças disponíveis aos criadores e interessados são a Gir Leiteiro, Guzerá leiteiro, Pardo-Suiça, Sindi e animais mestiços - bastante procurados para abate -  além de caprinos, ovinos, eqüinos e asininos.

Essa é a última oportunidade do ano, para os criadores adquirirem os animais da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), reconhecidos pela sua genética diferenciada. No ano de 2018, com o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias, a EMPARN colocou à disposição dos criadores um volume especial de mais de 50 animais bovinos, sendo 21 nas exposições de Caicó (12) e Mossoró (9) e mais 30 animais no leilão “Emparn & Convidados”, na Festa do Boi, em Parnamirim, com o objetivo de oferecer genética de alto padrão para melhorar a qualidade do rebanho bovino do criatório potiguar.


Os animais da Emparn são reconhecidos nacionalmente pela sua genética diferenciada e que enriquece qualquer rebanho, esse reconhecimento vem em forma de prêmios nas pistas onde os animais da Emparn concorrem, como na Festa do Boi 2018, que entre os vários prêmios conquistados, a empresa de pesquisa, ganhou como Melhor Criador e Melhor Expositor da raça Guzerá Leiteiro e também Melhor Criador da raça Pardo-suíça. O último leilão, que foi realizado durante a Festa do Boi 2018, leilão Emparn & Convidados, comprovou mais uma vez o reconhecimento dos criadores potiguares e de estados vizinhos como Paraíba e Ceará, do trabalho de melhoramento genético de bovinos que é desenvolvido há muitos anos pelos pesquisadores da Emparn. A empresa ofereceu animais do seu plantel, das raças Pardo-suíça, Gir e Guzerá, e foi da Emparn o animal mais caro do leilão. Um criador da Paraíba arrematou uma vaca pardo-suíça do plantel da Emparn da Estacão Experimental de Cruzeta, que foi vendida por 13.200 reais. O leilão da fazenda Rockfeller chega como a última oportunidade do ano para os criadores adquirirem animais com a genética Emparn, em um ano que é visto pelos agropecuaristas como o início da recuperação do rebanho potiguar depois de 6 anos seguidos de seca.

Trânsito Animal (GTA). Os animais serão leiloados em lotes coletivos e individuais, com preços iniciais calculados a partir do preço de abate (carne) e, em seguida, a disputa a partir de lance de cada lote. O pagamento será efetuado em duas parcelas, sendo a primeira de 50% à vista e a segunda em 30 dias, ambas em cheque. No caso do pagamento total à vista. Os animais serão disponibilizados para remoção com os seus respectivos exames de brucelose e tuberculose, no período de 25 a 26 de novembro.  O edital e outras informações estão disponíveis na sede da EMPARN, à avenida Eliza Branco Pereira, no Jiqui, em Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário