Pages

quinta-feira, 4 de julho de 2019

“Nordeste continua firme e unido sobre a reforma da Previdência”, diz Jean Paul Prates

Senador rebate críticas de jornalistas contra os governadores do Nordeste por rejeição ao projeto que muda as aposentadorias

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) criticou, nesta quinta-feira, 4 de julho, as interpretações que parte da imprensa faz sobre a posição da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, em relação à reforma da Previdência. “Ela não é contra discutir a Previdência. Pelo contrário. Colabora, constrói e, como nós, também quer uma reforma da Previdência justa, mas sem açodamento”, disse.

Jean Paul lamentou que parte da mídia desconsidera as posições de governadores como Fátima Bezerra e Flávio Dino (PCdoB-MA).  Ele diz que não a posição assumida não é de divisão. “Ao contrário disso do que foi falado, os governadores do Nordeste continuam firmes, unidos e vão tomar uma decisão conjunta sobre a reforma da Previdência”.

O senador lembrou que Fátima não esteve em Brasília, esta semana, devido a outros compromissos, agendados antecipadamente.  “Quando se está governando o estado, não é possível estar o tempo todo, todas as semanas, em Brasília”, ressaltou. 


Ele disse que os governadores têm procurado soluções e medidas para equacionar as dívidas dos estados.  “Foi apresentada a proposta de criação de um fundo de compensação previdenciária para combater o déficit registrado nas aposentadorias públicas dos estados”, disse. 

O fundo seria alimentado por receitas da exploração de recursos naturais, como petróleo e mineração, mas, principalmente, pelo Fundo Social. “A ideia é acessar  receitas advindas da partilha das concessões”, comentou. 

Defesa 
Jean Paul rebateu as críticas de uma comentarista política da GloboNews que disse, ontem, que o governo do Rio Grande do Norte estaria passando por dificuldades. “A governadora assumiu há seis meses”, ressaltou. “É uma pena que a instantaneidade de um veículo como a televisão impeça até o profissional, eventualmente, de averiguar os fatos com profundidade antes de fazer esses comentários”. 

“O governo do Rio Grande do Norte tem rumo, gestão eficiente, e mantém diálogo com a sociedade”, disse. “A governadora tem responsabilidade. Não está ao ‘deus-dará”, completou. 

O senador esclareceu que a governadora recebeu o estado com a folha do funcionalismo em atraso. Lembrou que não estavam em dia os 13º salários de 2017 e 2018, além dos salários de novembro e dezembro passados. 

Desde janeiro, o governo vem pagando em dia a folha de pagamento, inclusive de aposentados, sempre os últimos a receber os vencimentos. “O governo do estado, com grande esforço, conseguiu pagar o 13º de 2017 e, agora, neste primeiro trimestre, vem divulgando regularmente calendários trimestrais de pagamento”, destacou. 

Jean Paul concluiu que, em meio à crise econômica que penaliza o país desde o afastamento de Dilma Rousseff, o estado tem investimentos reduzido os índices de violência. Ele destacou que a bancada federal está unida, dando apoio a projetos para o Brasil e o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário