Uma embarcação denominada La Belle, da empresa Bandeirantes, que faz a dragagem do Rio Potengi, encalhou na entrada da barra, próximo à Guia de Corrente no leito da praia da Redinha. O navio, contratado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), retira entulhos do leito do rio com o objetivo de aprofundar a área para permitir a passagem de navios de até 60 mil toneladas, a partir de dezembro deste ano. O problema com a draga, como é chamada a embarcação, ocorreu na noite da segunda-feira (2) e nesta noite haverá mais uma tentativa para o desencalhe.
Júnior SantosO Navio La Belle, que está fazendo a dragagem do Rio Potengi, encalhou na boca da barra, na Redinha
Um rebocador da companhia tentou realizar o resgate do navio às 9h da manhã de hoje e, assim como nas tentativas de resgate de desencalhe de outras embarcações, não houve êxito na primeira tentativa. Fatos semelhantes ocorreram com a Corveta Forte de Coimbra da Marinha do Brasil, encalhada em 19 de novembro de 1996, e a do navio Conopus, encalhado em 15 de outubro de 1995.
De acordo com a assessoria de imprensa da Codern, o atracamento da embarcação foi uma caso isolado e não vai atrapalhar a continuidade da operação de dragagem, que pretender aumentar a profundidade do leito da barra de 10 metros para 12,5 metros. No entanto, a Capitania dos Portos teve reunião com membros da Codern e da empresa contratada para as obras de dragagem para alertar sobre os cuidados necessários durante as tentativas de desencalhar a embarcação.
O capitão-de-fragata Alan Kardec, Capitão dos Portos, informou que a primeira tentativa de desencalhe não teve êxito devido á situação da maré, que estava desfavorável para a ação. "Achamos prudente manter a embarcação na mesma posição para a prevenção hídrica, que seriam possíveis vazamentos de óleo, o que não ocorreu até o momento. Com a posição da draga, podemos avaliar que goza de segurança e não há grande perigo de vazamento", explicou o capitão, informando também que uma nova tentativa de retirada da draga estaria em curso a partir das 21h de hoje, com um rebocador contratado pela empresa Bandeirantes e sob supervisão da Capitania dos Portos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário