Pages

sábado, 13 de novembro de 2010

Campanha realiza exames auditivos gratuitos

image Evento será realizado neste sábado (13), sob a coordenação do Instituto Pedro Cavalcanti.

A 7ª Campanha Nacional da Saúde Auditiva está sendo promovida neste sábado (13), a partir das 10h, na Via Acerola, do Shopping Via Direta.
No evento, a população poderá realizar exames audiológicos gratuitos, como audiometria tonal e otoemissões otoacústicas, para identificação de possíveis problemas auditivos, além de tirar dúvidas e receber orientações com uma equipe de otorrinos e fonoaudiólogos.
A campanha foi criada no ano de 2004 pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), com o apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), e tem como objetivo levar informação e conscientizar a população, esclarecendo sobre a perda auditiva, suas diversas causas, o impacto sobre a vida social do indivíduo e possibilidades atuais de tratamento nos diversos estados do Brasil. Em Natal, é coordenada anualmente pelo Instituto Pedro Cavalcanti.
Grande parte da população tem perdas ou alguma alteração auditiva e não percebe e não procuram atendimento especializado. Nos adultos, alterações auditivas podem influenciar sua vida social e profissional e, nas crianças, a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades da linguagem. Por isto é tão importante cuidar da saúde auditiva.

Teste da Orelinha

Um dos principais temas abordados pela campanha deste ano é a importância do teste da orelhinha, também chamado de otoemissões acústicas. O exame é utilizado para o diagnóstico e tratamento precoce de problemas auditivos, garantindo um desenvolvimento saudável da criança e que, a partir de uma lei federal sancionada em agosto deste ano, tornou-se obrigatório em todos os hospitais públicos e maternidades do Brasil.
Qualquer bebê recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isto pode acontecer mesmo que não haja casos de surdez na família ou nenhum fator de risco aparente. O teste simples, feito 48 horas após o nascimento do bebê, detecta se ele tem algum problema auditivo e evita possíveis problemas na aquisição da fala e da linguagem pela criança.
O Teste da Orelhinha é um exame objetivo, indolor e de rápida execução, com tempo médio de poucos minutos. É realizado com o bebê dormindo, com sono natural, através da colocação de uma sonda externa na orelha.
O ideal é que o exame seja feito até os três meses de idade, já que quanto mais cedo o diagnóstico, menores as consequência para o desenvolvimento da criança, pois terá acesso mais rápido aos encaminhamentos necessários, como próteses auditivas, implante coclear e fonoterapia.
Dados da Sociedade Brasileira de Otologia mostram que entre 50% e 75% das deficiências auditivas podem ser detectadas por essa Triagem Auditiva Neonatal e que, nessa fase, é possível melhorar e até mesmo recuperar a audição em 100% dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário