Criado pela Receita Federa, em 2010, hoje (25) comemora-se o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A data foi instituída para conscientizar poderes públicos e sociedade sobre a quantidade de impostos pagos no país e a aplicação destes valores arrecadados.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os brasileiros trabalham até o dia 30 de maio somente para pagar impostos. Serão 150 dias de trabalho para cumprir as obrigações tributárias com os fiscos federal, estadual e municipal - um dia a mais que em 2011.
Para o deputado Felipe Maia, há um enorme desencontro entre o pagamento de tributos e o retorno em serviços para a população. “Os fiscos ficam com cinco meses de trabalho dos brasileiros e não há segurança, educação, saúde, saneamento básico e boas estradas. Esse desencontro é inaceitável. Paga-se muito e não há retorno”, disse.
Até esta sexta-feira (25) foram arrecadados mais de R$ 590 bilhões em impostos. Só no mês de abril pagou-se mais de R$ 92 bilhões em tributos federais, um crescimento real de 3,49% em relação a abril de 2011.
Os brasileiros estão entre os que mais trabalham para pagar impostos, perdendo só para os suecos, que trabalham 185 dias. Os vizinhos argentinos trabalham 101 dias para o fisco e os chilenos, 97. Os americanos também trabalham menos para quitar suas dívidas tributárias, chegando a 102 dias.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário