Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Programa RN Agora desta quinta-feira destaca obras para combater os efeitos da seca

O Governo do Rio Grande do Norte trabalha para reforçar o abastecimento de água nos municípios atingidos pela seca. No programa RN Agora de hoje, a governadora Rosalba Ciarlini fala sobre esse assunto.

“Antes de mais nada é preciso ressaltar que as obras de saneamento, o abastecimento de água, a coleta e o tratamento dos esgotos são prioridades desde o início do Governo. Entre obras em andamento e obras já contratadas para começar em breve, temos cerca de mais de R$ 800 milhões garantidos. Um investimento que irá beneficiar milhares de pessoas em todas as regiões ”, afirmou a Governadora.

Devido à seca pela qual passa o estado, várias obras estruturantes tiveram que ser aceleradas, como a Adutora do Alto Oeste, que teve a ordem de serviço dada na sexta-feira (25) e que vai beneficiar 25 municípios, e as Adutoras de Lajinha, Palma e Barra da Espingarda, que no sábado (26) também receberam ordem de serviço.

A Governadora ressaltou que o Governo está trabalhando nas obras estruturantes que irão resolver a carência de água em muitos municípios e também nas obras pontuais de emergência que amenizam o efeito da atual estiagem. “Temos vários projetos prontos ou já em andamento. Mais de duas mil cisternas, de 18 mil já previstas, já estão sendo construídas; reforçamos o abastecimento por carro-pipa onde essa é a única alternativa; vamos investir mais de R$ 2 milhões para reativar 140 poços tubulares que estão sem funcionar; levar dessalinizadores para cerca de 50 municípios onde as águas de poços são águas salgadas, salobras e transformar, com dessalinizador, em água de primeira qualidade. Temos também pequenas barragens subterrâneas aproveitando alguns dos nossos rios”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

“É uma hora difícil, de sacrifício, mas com a união de esforços das Prefeituras, dos Governos Estadual e Federal, vamos vencer mais esse desafio”, finalizou Rosalba Ciarlini.

O programa RN Agora vai ao ar de segunda a sexta, às 7h, em rádios de Natal e do interior do Rio Grande do Norte. Ele também pode ser ouvido no site oficial do Governo do Estado: www.rn.gov.br, onde também é disponibilizado para download.

Clique aqui e ouça o programa RN Agora de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário