A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã desta quarta-feira (25) do lançamento da Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) – através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais – e que tem o apoio dos Escoteiros do Brasil. Durante a solenidade, realizada no auditório do CTGás, a Governadora ressaltou a importância do engajamento no combate à doença, que já atinge 1.250 milhão de pessoas em todo o Brasil. “Nós temos que prevenir e orientar a população. Aqui, nós estamos convocando a comunidade, junto com os escoteiros, para se engajar na campanha”, disse a Governadora.
Com o tema "Hepatites. Você tem certeza que não tem? Vacine-se, faça o teste. Previna-se", a campanha tem como objetivo levar a população a fazer uma reflexão sobre os perigos das hepatites e o quanto todos estão vulneráveis. A estratégia de prevenção das hepatites, organizada pela Sesap, consiste na intensificação da vacina contra a Hepatite B entre jovens até 29 anos e populações vulneráveis; estímulo ao diagnóstico precoce das hepatites B e C; e fortalecimento do processo de descentralização do atendimento, com foco na melhoria da qualidade da assistência para portadores da doença. “A hepatite está se alastrando, principalmente porque é uma doença silenciosa, e por essa razão a vacinação é tão importante”, reforçou a Governadora.
O estado está abastecido com 200 mil doses de vacina, disponíveis em todos os postos de saúde, além de 1.500 testes rápidos para diagnóstico da hepatite nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Atenção Especializada (SAE) e hospitais de referência (Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco).
O lançamento da campanha também marca o início das comemorações relativas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrado em 28 de julho. A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser causada por vírus, reação ao álcool, drogas e medicamentos, ou ainda autoimune, quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário