No município de Picuí, o volume de chuva é insuficiente há dois anos, Pernambuco é o estado com a pior situação de falta de água.
O último boletim da Agência Nacional de Águas aponta que os reservatórios de água na Paraíba estão com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Dos 127 açudes monitorados, 20 estão secos.
Em Picuí, no noroeste da Paraíba, o reservatório de Várzea Grande, um dos principais da região, está com 22% da capacidade e essa situação é bem comum.
No leito do açude Caraibeira, o segundo mais importante no abastecimento do município de Picuí, o reservatório secou há seis meses, mas há dois anos não chove o suficiente na região.
O agricultor Denis Cunha convive com a seca há 11 anos. De 2012 para cá, para manter o gado vivo, ele se desfez de parte do patrimônio e contraiu uma dívida de quase R$ 40 mil para alimentar o rebanho, já que o pasto continua seco. Os animais comem xique xique com a ração que ele comprou.
Em todo o Nordeste, o nível das barragens varia bastante de um estado para o outro, principalmente por causa da má distribuição da chuva. Em Sergipe, por exemplo, os reservatórios estão bem abastecidos e alcançam 80% da capacidade. No Maranhão, o volume está em 48% e Pernambuco é o estado que registra a pior situação: os reservatórios acumulam apenas 25% da capacidade.
Patrice Oliveira, gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Climas, fala sobre a situação dos reservatórios do estado, a previsão de chuva para os próximos meses e quanto tempo é necessário para mudar a situação. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa. Fonte: G1/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário