Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Currais Novos - Vilton e Aldair da Rocha discutem melhorias para segurança pública de Currais Novos

O prefeito de Currais Novos se reuniu durante o início da tarde desta quinta-feira (23) com o secretário estadual da segurança pública, Aldair da Rocha, para discutirem melhorias no sistema municipal de segurança. Vilton Cunha aproveitou a oportunidade para reivindicar algumas ações concretas e efetivas que tragam melhorias para as forças de segurança municipal. A reunião aconteceu no Palácio Raul Macedo, e contou com a presença dos vereadores Odon Jr, João Neto, e da vereadora Zefinha Moura, que articulou o encontro no município. Após o encontro no gabinete municipal, o prefeito e o secretário se reuniram com os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Salão Nobre da Prefeitura, para debaterem ações importantes para o município.

O secretário executivo do GGIM, Walter Antero, articulou o debate. Aldair destacou a importância da parceria com os municípios para a cooperação com as atividades de segurança, e parabenizou a criação do GGIM como meio de articulação dessas ações. Em conversa com os participantes do encontro, o secretário afirmou que “vai à guerra sem retaguarda”, exemplificando as dificuldades enfrentadas pela segurança no Rio Grande do Norte. Vilton disse que o município colabora no que pode, e que o estreitamento do relacionamento entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, e a discussão do assunto junto à sociedade, são importantes para o planejamento de ações que diminuam a violência na cidade.

 

O presidente da seccional OAB em Currais Novos, Dr. José Maria Rodrigues, destacou o empenho da gestão municipal no debate e disse que o momento é de “união” entre todos para a busca de soluções. Representado a Polícia Militar, o Tenente Mycael enumerou algumas dificuldades do destacamento no município, tais como a precariedade das viaturas, a dificuldade na alimentação e a falta de materiais básicos como papel ofício. O Tenente solicitou o fortalecimento da inteligência da polícia para uma melhor resolutividade das ocorrências, além da solução dos problemas citados.

Para a promotora Hayssa Kyrie, “a reunião demanda a vontade de organizar, e já se sabe os problemas que precisam ser resolvidos”, e afirmou que se espera soluções o mais breve possível para problemas como a falta de estrutura física da polícia civil e suporte à polícia militar. O delegado Antônio Pinto disse que necessita de condições mínimas de trabalho, principalmente na estrutura do prédio, equipamentos e efetivo policial.

O secretário solicitou os documentos do imóvel e um orçamento prévio da reforma para analisar o pedido. Aldair da Rocha agradeceu a receptividade e falou que poucos municípios se mobilizam para esse tipo de debate, e afirmou que a secretaria estadual de segurança está disposta a colaborar com os projetos apresentados pelo município, como a implantação da Guarda Municipal e o projeto de vídeo monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário