Em uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde e a de Assistência Social, a Prefeitura de Antônio Martins realizou na última quarta-feira, 29 de março, a distribuição gratuita de repelentes para 38 gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família e que são assistidas pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, local escolhido para a entrega dos produtos durante uma Roda de Conversa com o Grupo "Amor de Mãe" sobre “Dengue, Zica e Febre Chikungunya”.
A explanação do tema foi dada pelas secretárias municipais Joelma Mesquita (Saúde) e Rosineide Mesquita (Assistência Social), do enfermeiro-chefe do Centro de Saúde da cidade Fernando Mesquita, da nutricionista Ayakonara Raiany, da fonoaudióloga Aline Nobre, da assistente social Marina Paiva, da psicóloga Karine Nunes e do coordenador do CRAS, Michell Bezerra.
Em seguida, houve a entrega dos repelentes às grávidas. Cada uma delas receberá por mês um frasco de spray com o produto contendo 200 ml.
“Nosso objetivo é proteger nossas gestantes contra o vírus da Zica, causador da microcefalia em bebês, que nascem com a cabeça menor do que a média”, enfatizou Joelma Mesquita.
O agente que origina o vírus da Zica é o mosquito Aedes Aegypti, mesmo vetor responsável pela transmissão da Dengue e Chikungunya, que causam danos em menor escala.
Na zona rural, a distribuição dos repelentes será feita na UBS da Vila Pintada e no Posto de Saúde do Viramundo/Gama.
Os sintomas do vírus da Zica são: erupção na pele, coceira, febre baixa, olhos vermelhos e coceira, dor de cabeça, nas articulações, nos músculos e desaparecem com 3 a 7 dias.
A distribuição dos repelentes é um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, através dos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário