Pages

terça-feira, 14 de abril de 2009

HOJE É DIA DE PROVINHA BRASIL EM PARELHAS

Hoje (14) é dia de Provinha Brasil em Parelhas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, fará a aplicação da primeira etapa dos exames em todas as turmas do segundo ano do ensino fundamental da Zona Rural e Urbana do Município. O objetivo da prova, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é avaliar o nível de alfabetização dos estudantes e servir de diagnóstico para as Redes Públicas de Ensino.

Esse é o segundo ano da Provinha Brasil, que possui duas fases. A primeira acontece no início do ano e a segunda é aplicada no segundo semestre, no final do ano letivo. “Percebemos uma melhora significativa com a chegada da Provinha em 2008. A avaliação estimula os professores a evoluir no método de ensino”, disse a Secretária Municipal da Educação, Ildelita Roque ao enfatizar que a aplicação será realizada durante toda a semana (de 14 a 17/04).

A Secretaria de Educação da Cidade é responsável pela aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação. Segundo Ildelita, a primeira prova serve para conhecer o nível dos alunos e buscar maneiras para a evolução do aprendizado. “O objetivo principal é encontrar medidas rápidas para as dificuldades existentes mostradas no resultado. A segunda avaliação mostrará essa evolução”, explicou.

Nesta edição, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura, diferente de 2008, em que a avaliação incluiu itens de escrita.

Nenhum comentário: