Pages

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Governo realiza dia combate ao Aedes aegypti e disponibiliza telefone e aplicativo para denúncias

O governador Robinson Faria percorreu várias ruas e travessas do bairro Lagoa Azul na zona norte de Natal, neste sábado (13) quando se realiza a segunda edição do “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Rio Grande do Norte.

No lançamento da programação, no pátio do Ginásio Nélio Dias, Robinson Faria conclamou todos os segmentos da sociedade a se somarem no esforço do Governo do Estado para evitar a proliferação do mosquito. “Hoje é mais um dia “D”. Há um mês levamos esta programação ao Bairro Planalto, na zona oeste de Natal. Esta luta contra o mosquito é uma parceria que deve envolver todos nós, poderes públicos e sociedade, neste momento de perplexidade não só no nosso estado e no nosso país, mas em todo o mundo, diante do risco de uma epidemia. Portanto, conclamo a todos para o combate ao mosquito. O nosso governo está trabalhando em todas as frentes possíveis, mas é preciso colaboração e o compromisso de todos”, afirmou.

Robinson Faria também anunciou que o Governo do Estado disponibiliza o telefone 199 para as pessoas denunciarem focos do mosquito e um aplicativo – aedesnamiradorn – para qualquer pessoa que encontrar locais com água parada, fotografar e enviar para que as autoridades públicas tomem as providências cabíveis. “Isto é muito importante, pois só assim, vamos vencer essa luta”, asseverou.

Logo após o lançamento da programação, o governador Robinson Faria foi às ruas entregar panfletos com orientações sobre o combate ao mosquito e ouvir a população. Na rua Bela Vista, o governador visitou estabelecimentos comerciais, residências, oficinas e lanchonetes. No contato com a população explicou o que o Governo está fazendo para combater o Aedes aegypti e as ações que cada um deve fazer dentro de sua residência ou estabelecimento comercial.

Dona Conceição Lucinda, moradora da Primeira Travessa Vale do Sol, ao receber a visita do governador e sua equipe em casa disse: “É muito importante que a gente receba essas informações. Por que com elas podemos nos prevenir e evitar que nós e nossos vizinhos não fiquem doentes. Essa iniciativa merece aplauso”. Ela afirmou que vai evitar locais com água parada e fiscalizar a caixa de água, que deve estar tampada, e vistoriar o quintal para que pequenos objetos não venham a acumular água, favorecendo a reprodução do mosquito.
Na rua Araçatuba, 160, Robinson Faria manteve contato com Wilame da Silva, pedreiro, de 27 anos que reside com sua esposa e seus pais. “Estava faltando uma ação assim. Aqui está precisando muito, essa atitude vai ajudar a combater o mosquito e a transmissão de doenças”, disse.

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, esteve em Natal designado pela presidente da República Dilma Rousseff para acompanhar as ações do “Dia D” de combate ao Aedes aegypti. Ele considerou que a situação é grave e que é fundamental a participação da população no esforço para vencer o mosquito. “Estamos numa ampla campanha, inclusive com o apoio das forças armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, mas precisamos do engajamento de todos, precisamos somar esforços”, enfatizou.

O “Dia D” de combate ao Aedes aegypti conta no RN com ações das secretarias de Estado, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil. “Toda a nossa estrutura está voltada para combater o mosquito, temos ainda ações de órgãos municipais, federais e precisamos sim do apoio importante da população, de cada um, até por que o maior número de focos do mosquito é encontrado dentro das residências”, explicou Robinson Faria.

O governador participou do segundo “Dia D” de combate ao Aedes aegypti em Natal acompanhado do vice-governador Fábio Dantas, dos secretários de Estado da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social, Julianne Faria, da Saúde, Ricardo Lagreca, da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, do Gabinete Civil, Tatiana Cunha Mendes, do Esporte Canindé França, do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, , da Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, da presidente da Emprotur, Ana Maria da Costa.

Também participaram do evento os comandantes da Forças Armadas no RN, general Jayme, da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o vice-almirante Afrânio Junior, do 3º Distrito Naval, coronel Santoro, comandante da Base Aérea. Ainda o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Paulo Coutinho, o presidente da FIERN, Amaro Sales, a senadora Fátima Bezerra, deputados estaduais Fernando Mineiro, Cristiane Dantas e José Adécio, vereador em Natal Fernando Lucena, representantes da prefeitura de Natal e líderes comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário