Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2018

EMPARN participa neste fim de semana de duas Exposições Agropecuárias no RN

Neste fim de semana (8 a 10), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai participar simultaneamente de duas exposições do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias de 2018, em Caicó e Coronel Ezequiel, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE). Em Caicó serão cerca de 1.500 animais, entre bovinos, caprinos e ovinos em exposição. A programação diversificada contará com Mostra de Queijos Artesanais, Cursos de Cortes Especiais de Carnes e Palestras Informativas, direcionadas aos produtores rurais. Para entreter os visitantes, atrações como Feira de Artesanato, Shopping do Cavalo, Estandes Comerciais, Shows Culturais.

Produção Animal da EMPARN vai ser um dos destaques da 45ª Exposição do Seridó

Ciente da importância da bacia leiteira do Seridó e em particular da tradição pecuária do município de Caicó, a EMPARN estará presente de forma expressiva com seus animais na 45 ª Exposição Agropecuária do Seridó, que se inicia nesta sexta-feira (8), no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.

Além de participar do Leilão Seridó Terra do Leite disponibilizando aos criadores da região 12 matrizes e tourinhos de alto valor genético das raças Gir, Guzerá, Pardo-Suíça e Girolanda, o catálogo com os animais da EMPARN, está disponível na página da Empresa. Na pista ranqueada a EMPARN vai apresentar animais jovens de seu rebanho Pardo-Suíço da Estação Experimental de Cruzeta, que serão julgados pelo Dr. Fernando da Rocha Kaiser, Superintendente Técnico da Associação Nacional de Criadores de Gado Pardo-Suíço - ABCGPS. 

Também estarão presentes na exposição, matrizes e reprodutores caprinos da raça Saanen adquiridos recentemente com apoio do Programa Governo Cidadão de “Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do RN”.

Paralelamente a essas atividades, a Empresa estará disponibilizando aos produtores do Seridó 20 mil raquetes de palma forrageira de variedades tolerantes à praga da Cochonilha do Carmim, produzidas na Estação Experimental de Apodi, para produtores selecionados pela Emater e pela Associação de Produtores de Caicó. Essas palmas que serão distribuídas são oriundas do experimento do projeto de "Produção irrigada da palma forrageira adensada e outras reservas forrageiras estratégicas para garantir a segurança alimentar e escala de produção da pecuária familiar no semiárido" que faz parte de um convênio da EMPARN com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Pesquisadores da EMPARN também participarão do ciclo de palestras organizado pela EMATER

Como acontece em todas as exposições a Empresa apresentará em seu estande institucional todas as suas áreas de atuação, com distribuição de amostras de sementes precoces de milho Potiguar, milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e sorgo BRS Ponta Negra. Os visitantes também terão a sua disposição mudas bananeiras e coqueiro, raquetes de palma e publicações com os mais recentes resultados de pesquisa. Também será lançado durante o evento a publicação “Mandacaru sem espinhos, palma Orelha Elefante Mexicana” trazendo informações detalhadas da utilização dessas cactáceas na alimentação de caprinos.

Pesquisas da EMPARN estarão expostas na Caprifeira de Cel. Ezequiel

A EMPARN também estará presente na 8ª Caprifeira de Coronel Ezequiel, na Borborema Potiguar, que começa sexta-feira(08) e vai até domingo(09), a EMPARN estará com um estande, distribuindo amostras de sementes precoces e palma forrageira, além de cartilhas de orientação.  A Caprifeira já se consolidou no calendário local de festividades, atraindo a participação de criadores de várias regiões do Estado, visando boas oportunidades de negócios.  A Agência de Fomento do RN – AGN, e o Banco do Nordeste estarão participando das duas exposições, oferecendo linhas de crédito em condições especiais para o financiamento de animais. Na programação da Caprifeira tem julgamentos das raças Caprinas e Ovinas, comercialização de animais e Feira do Artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário