Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2018

RN tem 16 municípios com mais eleitores do que moradores

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste que apresentou mais cidades com número de eleitores superior aos habitantes em levantamento publicado nesta semana pela Confederação Nacional de Municípios. No total, em 16 localidades potiguares há mais gente votando do que morando.

O município potiguar com a maior diferença entre o eleitorado e a população residente é Severiano Melo, no Oeste Potiguar. A cidade tem 3.150 habitantes e registra 6.149 eleitores, uma diferença de 2.999. No Nordeste, a disparidade na Terra do Caju só perde para Cumaru, no Pernambuco, que tem 3.396 votantes a mais que a própria população. Em todo o Brasil, a dupla nordestina só perde para Canaã dos Carajás, no Pará, que tem 3.857 pessoas com título de eleitor a mais do que moradores.

A explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. De acordo com a revista Estudos Eleitorais de 2015, elaborada pelo TSE, enquanto o chamado domicílio civil é mais restrito por limitar-se à residência na qual se anseia permanência definitiva, o domicílio eleitoral é aplicado de forma mais flexível, abarcando a localidade na qual o eleitor comprova residência acrescida de envolvimentos afetivos, familiares e sociais. Dessa forma, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra, sem que isso se configure fraude.

Eleitorado

Dos municípios com os dez maiores eleitorados na Região Nordeste, em 2018, Natal aparece na sexta colocação. A capital potiguar tem 554.537 pessoas aptas ao voto nas eleições deste ano. Por outro lado, duas cidades potiguares, sendo Viçosa e Ipueira, estão entre as 10 com os menores eleitorados nordestinos: 1.678 e 1.752 eleitores, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário