Pages

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DILMA AFIRMA QUE NÃO VOLTA AO TRABALHO NESTA QUARTA

Ministra diz ter feito um 'despacho básico' com Lula na noite de terça.Ela se internou devido a dores decorrentes de tratamento contra câncer.


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ao deixar o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que não retornará ao trabalho nesta quarta (20).

"Hoje também não, pelo amor de Deus", afirmou, ao responder pergunta de um repórter.

A ministra foi internada na madrugada de terça (19) devido às dores musculares que sentia nas pernas, devido ao tratamento quimioterápico que realiza contra um câncer linfático. "Em princípio, estamos pensando em suspender a agenda do final de semana. Por conta da minha baixa imunidade. Eu também funciono diferente. A minha imunidade cai mais antes do que depois", afirmou a ministra. Ela não revelou se ficará em São Paulo ou se voltará para Brasília. "Ainda não sei aonde eu vou. Já disse que só falo de mim a posteriori", disse. "Sou uma figura pública, mas um pouco de privacidade eu tenho direito."
Dilma também agradeceu o apoio que disse ter recebido de muitas pessoas. "Queria aproveitar e agradecer a quantidade de solidariedade que nesse período eu recebei entre ontem e hoje. Agradeço aquelas que estão rezando pra mim, as que torcem por mim, as que me encontram e dizem que vai passar", disse.

Candidatura
A ministra admitiu que está usando uma peruca em razão da perda de cabelos provocada pela quimioterapia. "Estou usando uma peruquinha básica, como vocês podem notar. Quando [o cabelo] estiver da altura mais ou menos dos masculinos, vou tirar porque é muito chato", afirmou.

Dilma condenou os que relacionam a doença e a possível candidatura dela à Presidência da República. "Acho de muito mal gosto misturar uma doença que é hoje curável com questões políticas. A própria população vai entender que isso não é adequado." Sobre a candidatura, repetiu: "não falo nem amarrada".

A ministra afirmou que conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois de ele ter chegado à China e jantado com o presidente chinês, Hu Jintao. "Fizemos um despacho básico", declarou.

Em Pequim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial à Ásia, disse ter conversado por telefone com o médico pessoal da ministra, o cardiologista Roberto Kalil, e ter recebido a notícia de que ela está bem.
Lula também reafirmou que Dilma é sua candidata à sucessão.

Internação
As dores que levaram à
internação da ministra começaram na segunda (18), em Brasília, enquanto ela trabalhava. Boletim médico divulgado na terça-feira (19) informou que Dilma Rousseff "encontra-se estável com o uso de medicação analgésica". Segundo informou o "Jornal Hoje", a ministra teve dores "lancinantes e teve de ser medicada com analgésicos derivados de morfina. Exames de sangue tiveram resultados normais. O comunicado do hospital informou que as dores foram motivadas por um quadro de "miopatia". Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, trata-se de uma inflamação muscular decorrente do tratamento de quimioterapia.
Ao chegar ao hospital, Dilma foi submetida a uma ressonância magnética. Um boletim médico divulgado às 3h36 informou que o resultado do exame “mostrou-se dentro da normalidade”. A ministra está tratando um linfoma, um câncer no sistema linfático, e realizou, até o momento, duas sessões de quimioterapia. A assessoria de imprensa da Casa Civil informou que eventos externos com a presença da ministra foram cancelados até o final da semana.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário