Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sistema Faern/Senar realiza capacitação do programa Negócio Certo Rural no C T Kátia Abreu

noticia_8691Uma turma de instrutores do Programa Negócio Certo Rural se reúne nos próximos dias 02, 03 e 04 de março no Centro de Treinamento Senadora Kátia Abreu, do Sistema Faern/Senar, para participarem de capacitação destinada ao aprimoramento do programa. As aulas serão ministradas pelos instrutores do Senar Nacional, Vitor Rodrigues Ferreira e Paulo Roberto Viana.

De acordo com o assessor do Senar, Hélio Pignataro, as turmas são dos estados de Pernambuco (sete), Piauí (quatro), Maranhão (cinco), Paraíba (quatro) e Rio Grande do Norte (quatro pelo Senar e um pelo Sebrae). “Será uma oportunidade única para a nossa instituição. Uma capacitação que engloba todos os estados participantes do Nordeste é uma alegria para a nossa equipe”, enfatizou Pignataro.

No evento, os instrutores receberão todas as explicações para implantação do Programa Negócio Certo Rural em seus estados e a forma correta de trabalho nas propriedades rurais visitadas. “Os palestrantes exibirão toda a metodologia do programa e dividirão as turmas em pequenos grupos para debaterem melhor os pontos do trabalho”, explicou Hélio Pignataro.

O programa

Lançado no final de 2009 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae), este programa tem como objetivo promover a capacitação de produtores, trabalhadores rurais e suas famílias para o planejamento e a administração de seus negócios nas fazendas, além de permitir que os proprietários também enxerguem novas oportunidades de negócios em suas propriedades.

O treinamento do programa ocorrerá presencialmente com um instrutor, sob a coordenação de um gestor, e está dividido em cinco encontros de 06 horas cada, com aproximadamente duas semanas de intervalo entre um encontro e outro. O conteúdo da capacitação foi elaborado com conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, para facilitar o entendimento do aluno na gestão do seu negócio. Estas consistirão na realização do diagnóstico da propriedade, na identificação de novas idéias de negócios a partir de sua realidade e das potencialidades da região, na busca de informações para avaliação das idéias e na elaboração de um plano de negócios.

No final de cada encontro, o participante deverá preencher um formulário de avaliação e entregar ao instrutor. Esta avaliação será anônima, ou seja, não terá identificação do nome, pois o objetivo é continuar melhorando os processos deste curso. Para ter direito ao certificado de conclusão, o participante deverá ter no mínimo 80% de presença e elaborar o plano de negócio. O instrutor entregará o certificado ao final do programa.

Turmas de 2010 e 2011

Em 2010, cinco turmas finalizaram os treinamentos do Negócio Certo Rural no Rio Grande do Norte. Para 2011, a coordenação do programa já definiu 12 turmas. “Ainda não está totalmente fechado, mas até agora já temos 12 turmas nas cidades do interior. O aumento dessas turmas depende da participação dos sindicatos rurais, que aglutinam esses proprietários de fazendas para as turmas participantes”, finalizou Pignataro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário