Pages

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rosalba Ciarlini participa de almoço da CDL e fala sobre prioridades para crescimento do RN

Foto_Demis roussos (302)“A CDL é uma entidade que agrega homens e mulheres que muito têm contribuído para o Rio Grande do Norte e, através do seu trabalho e empreendedorismo, gera emprego e oportunidade para muita gente”. Foi com estas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini iniciou a conversa que teve com os empresários do Estado durante a primeira Assembleia Geral Ordinária do ano da Câmara de Diretores Lojistas de Natal – CDL, que aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (25). A governadora, convidada de honra, falou à classe empresarial sobre as prioridades do Estado para garantir o desenvolvimento do RN. “É com essa visão que o Estado vai se guiar para mostrar que é grande não apenas no nome, mas na cidadania de sua gente. O Rio Grande do Note vive hoje um novo momento. Estamos recuperando a nossa credibilidade”, disse ela. Rosalba falou sobre a importância da parceria entre o Governo do Estado e o empresariado para construção do novo RN, principalmente do que ser refere à valorização da força do mercado.Foto_Demis roussos (39)

A assembleia-almoço reuniu cerca de 300 empresários. A mesa foi composta pelo presidente da CDL, Amauri Fonseca Filho; pelo deputado estadual Hermano Morais; pelo secretário de Estado da Tributação, José Airton da Silva; e por toda diretoria da CDL. Este ano a entidade está completando 50 anos.

Durante a assembleia, a governadora apresentou alguns avanços conquistados nesses dois meses de administração, começando pela construção do Aeroporto de São Gonçalo. Ela lembrou que esteve duas vezes com a presidenta Dilma Rousseff, uma em Brasília e outra esta semana em Aracaju, no Fórum dos Governadores do Nordeste, e recebeu a garantia de que o aeroporto é uma das prioridades do Governo Federal. “A presidenta me disse que o aeroporto é uma questão de honra e que o edital para concessão será lançado no final de março, começo de abril”. Segundo Rosalba, a Secretaria de Estado da Infraestrutura irá iniciar, se possível ainda este semestre, a obra de acesso ao aeroporto.

A conclusão do prolongamento da Avenida Prudente de Moraes, a construção da Barragem de Oiticiça e a Copa do Mundo também foram outros projetos prioritários apresentados pela governadora. Com relação à Copa do Mundo, Rosalba tranquilizou os empresários garantindo que Natal será sim sede do maior evento esportivo do mundo. “Tudo o que está ao meu alcance eu estou fazendo. Estou tratando pessoalmente esse assunto. Peguei o ‘bonde andando’ e havia muita falta de credibilidade. Agora o clima já mudou. A licitação está em andamento e vamos cumprir todos os prazos determinados pela Fifa”, garantiu a governadora.

Pegando o gancho da Copa do Mundo, a governadora falou sobre a importância do turismo para o desenvolvimento do Estado. Ela disse que para promover o turismo é preciso cada vez mais se criar oportunidades através de eventos e de divulgação, mas tudo feito com profissionalismo. “Uma boa propaganda vende até mesmo um produto que não presta. Vender um produto bom, como é Natal, como é o Rio Grande do Norte, é um investimento que vamos fazer sem dúvida alguma”, ressaltou.

Rosalba ressaltou também as obras de irrigação, a fruticultura, a agricultura familiar, tudo visando a geração de emprego e renda. Também esteve em pauta a energia eólica e a inauguração do Pa

 

rque Alegra I, no município de Guamaré. Para a governadora, o RN será protagonista como o maior produtor de energia eólica do país e, em breve, será o centro de referência tecnológica nesta área, uma vez que será montado no Estado o maior parque de fábrica de componentes para a indústria eólica. Rosalba falou da reunião que teve nesta sexta-feira (25) com os empresários do setor da energia eólica e disse que “tudo o que for possível para gerar oportunidades para o Estado eu vou atrás. Os empresários deste setor irão investir em 2012 algo em torno de R$ 8 bilhões, um investimento nunca visto no RN”.

Sobre a cultura, Rosalba disse que pretende “transformar Natal na capital nacional do folclore ou, quem sabe, na capital internacional”, se referindo ao projeto cultural que será executado no mês de agosto, quando se comemora o Dia do Folclore. Rosalba explicou que o mês escolhido, além de ser alusivo ao folclore, também é de baixa estação e a proposta do projeto é também aquecer o turismo. “O Rio Grande do Norte é a terra de Câmara Cascudo e de tantos outros que contribuíram para o folclore potiguar. Queremos trazer pesquisadores, folcloristas , visitantes e manifestações culturais de toda parte do Brasil e do Mundo”, disse. Ela informou também que está sendo criada a Secretaria de Estado da Cultura para dar maior incentivo à cultura e ao lazer.

Governadora se compromete em lutar para trazer para Natal em 2021 a Convenção Nacional do Comércio Lojista

Em setembro deste ano acontecerá em Fortaleza a 52a Convenção Nacional do Comércio Lojista, evento que tem o objetivo de unir representantes das CDLs, FCDLs e empresários do comércio varejista de todo o Brasil, para um amplo debate sobre temas que auxiliem no desenvolvimento do setor. A governadora se comprometeu com os empresários que irá participar do evento e “junto com vocês, irei pleitear a vinda da convenção em 2012 para Natal”.

Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário