Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontro Brasil/Alemanha abre novas perspectivas de negócios para o RN

IMG_0114O anúncio de que somente nos seis primeiros meses deste ano os alemães já empregaram R$ 23 bilhões no Brasil, fez com que a governadora Rosalba Ciarlini ficasse confiante em novos investimentos no Rio Grande do Norte. Isso porque eles deixaram bem claro, no encontro Brasil/Alemanha realizado nesta segunda-feira, 19, no Rio de Janeiro, que o que querem é matéria-prima, já que tecnologia de ponta não é problema. E o mais importante: apostam em potencialidades. E tudo isso, o RN tem de sobra.

Na eólica, por exemplo, já existem investidores da Alemanha no Rio Grande do Norte. Mas, como o Estado é o que tem melhores ventos no Brasil para essa atividade econômica que terá investimento de R$ 8 bilhões, o interesse pelo Estado cresce a cada dia.
Considerado um dos mais tradicionais encontros econômicos e políticos no Brasil e o mais importante da agenda bilateral, o EEBA quer aprofundar o acordo entre os dois países. O RN quer aproveitar esse momento.
Especialistas entendem que o cenário econômico deverá contribuir para o aumento das exportações alemães destinadas ao mercado interno brasileiro. O empresário Eike Batista, do Grupo EBX, adiantou, como orador oficial do evento, que o Brasil tem 200 milhões de consumidores. Estamos no início de uma economia de 20 anos, numa situação inversa aos americanos e europeus. “Eles vão ter que apertar os cintos. Enquanto isso, o Brasil está num crescimento galopante”, opina Eike.
Atualmente são cerca de 1.200 empresas alemães operando no Brasil. E, segundo a governadora, o Estado saberá aproveitar esse novo contexto. No dia 20 de outubro, o RN receberá uma missão para assinar acordo com a Alemanha.
A governadora estava acompanhada dos secretários Benito Gama (Desenvolvimento Social); e Demetrio Torres (Secopa) e do presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales. Visitou os estandes conhecendo as inovações tecnológicas em diversas áreas, entre elas, Medicina.
Participaram do evento que teve como objetivo debater novas formas de cooperação e estreitar os laços comerciais e diplomáticos entre os dois países, o governador do Estado do RJ, Sergio Cabral; o prefeito Eduardo Paes; o presidente do BDI, Hans Peter Keitel; o presidente da CNI, Robson Andrade e o presidente do sistema da Federação das Indústrias do RJ, Eduardo Eugênio Gouveia.
Ao sair do Pier Mauá, a governadora teve um rápido encontro com o ministro da Aviacao Civil, Wagner Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário