Na manhã desta quinta-feira (9), representantes do Banco do Nordeste participaram de uma reunião na Governadoria para reforçar as parcerias já existentes com o Governo do RN, bem como disponibilizar novos investimentos e ações no interior do Estado.
A governadora Rosalba Ciarlini e o superintendente do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, discutiram a ampliação dos programas de apoio nas áreas de agricultura familiar, agronegócio, indústria, ciência e tecnologia, turismo e micro e pequenas empresas.
Rosalba Ciarlini salientou que a parceria está em fase de expansão no Estado e que a intenção do Governo é trabalhar no sentido de fortalecer programas como o Compra Direta e ações voltadas para a agricultura familiar, multiplicando os recursos. Na área industrial, o RN e Banco do Nordeste estão com uma parceria para atrair mais indústrias por meio da oferta de crédito.
“Vamos contar com apoio do Banco do Nordeste para dar suporte aos nove distritos industriais que estão sendo implantados no RN, como em Goianinha e Caicó, além de fortalecer os já existentes, como a área de grande porte como a região de Baraúna, com fábrica de cimento e cal para indústria siderúrgica”, comentou.
Ainda de acordo com a Governadora, um dos exemplos de bons investimentos é na área do turismo. “O crédito chega à cadeia hoteleira e às pequenas e médias empresas voltadas ao turismo. Esse será um dos pontos da nossa ação de governo e, por isso, além do Banco do Nordeste, parceiros como Sebrae e Fiern participarão desse fomento”, afirmou.
Além do investimento no turismo, o Banco do Nordeste dará apoio no atendimento à cadeia de negócios que se formará em torno do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e do estádio Arena das Dunas. Outra ação para fortalecer a economia é o programa Mão Amiga, concebido como uma estratégia de Governo para aporte de recursos financeiros, condições logísticas e técnicas para desenvolver um conjunto de ações de inserção social e financeira do micro empreendedor potiguar.
O superintendente do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, acrescentou que a reunião teve o intuito de ampliar as parcerias já existentes e discutiu novas ações para o desenvolvimento do Estado.
“A questão da interiorização do desenvolvimento está sendo discutida mais fortemente nas áreas da indústria, comércio e serviços. Nós discutimos fortemente porque ela é fundamental para promover o desenvolvimento equilibrado para permitir que as pessoas permaneçam nas suas cidades, evitando o êxodo da área rural para a urbana e da área urbana para as grandes cidades. Outro ponto importante foi a discussão da renovação do equipamento hoteleiro, que tem que se modernizar para atender as demandas atuais, principalmente em relação ao mobiliário e utensílios”.
Além da governadora Rosalba Ciarlini e do superintendente José Maria Vilar, participaram da reunião os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e do Gabinete Civil, Anselmo de Carvalho; presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta e o gerente executivo de Negócios do Banco do Nordeste, Walmir Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário