A governadora anunciou, durante a inauguração da unidade no bairro Nova Betânia, no início da noite desta sexta-feira (09), também que o Hospital da Mulher contará com o serviço “Samuzinho” – ambulância com UTI móvel adaptada com incubadora para atender pacientes neo-natal. Rosalba disse que o RN conta com duas unidades, sendo que uma atende o Samu Metropolitano e a outra atenderá a região Oeste.
A governadora também falou das dificuldades financeiras e disse que teve que fazer ajuste e organizar as finanças. “O governo não tinha crédito e tivemos que fazê-lo voltar a ter credibilidade. Devido aos ajustes que fizemos, o Tesouro Nacional ampliou nosso crédito e poderemos fazer financiamentos ou empréstimos no Banco Mundial, Banco Interamericano ou qualquer instituição bancária”, disse.
Para Rosalba, Governo e sociedade seguirão unidos. “Estaremos unidos. É o RN que se une em demonstração de que estamos trabalhando para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.
Antes do ato inaugural, a Governadora assinou convênio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estabelecendo que o Hospital da Mulher servirá como campo de estágio aos alunos dos cursos da área da saúde (Medicina, Enfermagem e Serviço Social).
SOBRE O HOSPITAL
Mossoró ganhou nesta sexta (09) o hospital materno-infantil Parteira Maria Correia. A Unidade atenderá toda a região Oeste e o Vale do Açu com instalações modernas e confortáveis com enfermaria cirúrgica e obstétrica, UTI Neo
e adulto.
O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia é uma realização do Governo do Estado e que atenderá toda a região Oeste e Vale do Açu do Rio Grande do Norte.
A unidade hospitalar iniciará os atendimentos nesta segunda-feira (12) e apoiará a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, que conta com a Maternidade Almeida Castro. As instalações do Hospital da Mulher terá à disposição do público feminino 41 leitos, dos quais sete são para pré/pós-parto, quatro enfermarias cirúrgicas ginecológicas, seis enfermarias obstétricas, sete UTI Neo, nove UTI adulto e oito alojamentos conjuntos.
Além do atendimento ao público feminino, o Hospital da Mulher Maria Correia abrirá espaço para estagiários dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O convênio para a integração foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, durante a inauguração do Hospital da Mulher.
Autoridades enaltecem agilidade do Governo
“Trata-se da mais importante obra que a governadora Rosalba Ciarlini inaugura neste começo de governo”. Foi o que afirmou o senador José Agripino Maia sobre a inauguração do Hospital da Mulher de Mossoró. Para o senador, a unidade de saúde materna e infantil se constitui também no segundo grande investimento feito pelo Governo do Estado na área da saúde em Mossoró. O primeiro, disse, foi o Hospital Regional Tarcísio Maia. Em seu discurso, Agripino ainda afirmou que a obra tem um significado importante no governo Rosalba Ciarlini. “Podem ter certeza de uma coisa: Rosalba vai ser a grande Governadora do Rio Grande do Norte”.
A inauguração do Hospital Materno-Infantil Maria Correia foi prestigiada pelo senador Paulo Davim; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota; além dos deputados federais Henrique Eduardo Alves, Felipe Maia e Betinho Rosado, e dos estaduais Leonardo Nogueira e Gustavo Fernandes.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves parabenizou a Governadora pela conquista e enalteceu a coragem e a ousadia de Rosalba Ciarlini, que em 60 dias entregou o Hospital Materno-Infantil ao Oeste e que atenderá também pacientes da região do Vale do Açu. “Isso é só o começo. Vamos cobrar do Ministério da Saúde. Mostrar que se a senhora Governadora cumpriu a sua parte, ao lado da prefeita Fafá Rosado, e asseguro que o Governo Federal vai somar e chegar à saúde de Mossoró”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, corroborou as palavras de Agripino e Henrique e disse: “o Dia da Mulher está sendo comemorado hoje (sexta-feira)”. Ele afirmou que a AL está aliada ao Governo do Estado no desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “A AL presta apoio incondicional”, afirmou e, dirigindo-se à Governadora, comentou: “Governadora, vá em frente. A senhora tem companheiros leais para ajudar a defender os interesses do Rio Grande do Norte”.
A exemplo do que disse José Agripino, o senador Paulo Davim reconheceu a agilidade da obra: “o que a senhora fez, Governadora, foi uma façanha”, disse. Davim, contudo, discorreu sobre outro trabalho do Governo do Estado: “tínhamos fila de pessoas para transplante de córnea e o Governo do Estado implantou a Central de Transplantes e hoje o RN é o primeiro do Brasil em transplantes de córneas”, afirmou.
A prefeita Fafá Rosado se disse emocionada com a entrega do Hospital Materno-Infantil Maria Correia e disse que se trata de uma grande realização do governo Rosalba Ciarlini. “Falo como mãe e mulher, por saber que na hora mais sublime da mulher, que é o parto, teremos um local onde se encontra toda a assistência necessária. Esse hospital é o começo”, disse a prefeita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário